O que a Bíblia diz sobre as mãos?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Adão ordenou seus filhos justos por meio da imposição de mãos (ver D&C 107:40–50). Quando Jacó pronunciou bênçãos sobre Efraim e Manassés, ele impôs as mãos sobre a cabeça deles (ver Gênesis 48:14–19). Alma “ordenou sacerdotes e élderes pela imposição de mãos, segundo a ordem de Deus” (Alma 6:1).

E a imposição das mãos aparece como uma súplica ao Espírito Santo. “Uma coisa é a imposição da mão do padre, do bispo, e do cristão leigo, que também pode abençoar. Todo cristão batizado é um homem ou uma mulher consagrado a Deus.

Para não se repetir a escravização em novos moldes, o Deuteronômio alerta: “Não despeça seu irmão ou irmã escravizado/a de mãos vazias: carregue os ombros dele com o produto do rebanho de você, da sua colheita e de cereais e de uva” (Dt 15,13).

No mundo espiritual, a mão é uma simbologia da fé. Não é algo físico, mas tocamos no Senhor pela fé.

Deuteronômio 28:8 ARA
O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.

1 Eis que a mão do Senhor não está aencolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, surdo, para não poder ouvir. 2 Mas as vossas iniquidades fazem adivisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados bencobrem o seu rosto de vós, para que não couça.

5 Entrega o teu acaminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. 6 E ele afará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo, como o meio-dia. 7 Descansa no Senhor, e aespera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

Nesta oração litúrgica, diáconos e fiéis não deveriam dar as mãos uns aos outros, como fazem alguns cristãos protestantes, nem mesmo abrir ou elevar as mãos, como fazem unicamente os sacerdotes na Missa.

É uma ciência complementar à medicina convencional. Trabalhamos com a energia vital, de forma científica e sem qualquer vínculo religioso, mas reconhecendo e respeitando a existênçia divina de nosso Pai maior, Deus",ensina a terapeuta.

- o terapeuta coloca as mãos próximas ao corpo do paciente e faz uma avaliação do campo energético da pessoa; - depois é feito um diagnóstico e começa a recuperação dessa energia; - o campo energético deve estar lisinho, morninho, palpável.

No livro bíblico de Mateus 6 fala " o que uma mão faz a outra não precisa saber", afinal, o que fazemos pelas outras pessoas não deveria ser colocado em uma vitrine de boas ações em rede mundial.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

1 – CADA UM TEM O QUE TEM NAS SUAS MÃOS
Arão tinha uma vara na sua mão e Deus fez milagres com ela (Êxodo 7:10 a 13; 8:16 a 18), mas era aquilo que estava nas mãos de Moisés que Deus queria usar para mostrar ao povo a sua autoridade como líder (Êxodo 4:1 a 5), apesar das suas limitações.

Hamsá

O Hamsá está presente em várias doutrinas orientais, como o judaísmo, no islã e no budismo, possuindo as suas especificações próprias de acordo com cada religião. No budismo, por exemplo, o Hamsá é conhecido por Abhaya Mundra, sendo utilizado para afastar a sensação de medo.

Se a pessoa estiver segura de si, o aperto de mão é firme e sentimos a nossa mão “bem apertada”. Se apertar demais, é provável que a pessoa esteja demasiado tensa/nervosa! Quando se está inseguro e com medo, o aperto de mão é “mole” e fugidio.

Mãozinhas Juntas
Como é utilizado: É usado para expressão súplica ou oração.

29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será acontigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.