O que a Bíblia diz sobre a nossa língua?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6 A alíngua também é fogo, mundo de iniquidade; assim, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus alábios se arruína. 4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera. 5 O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio se faz abominável, e se desonra.

23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 O soberbo e presumido, zombador é seu nome; age com indignação e soberba. 25 O desejo do apreguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 aO que encontra uma besposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza.

Por isso, no século XII, proliferaram na Igreja católica os tratados que catalogavam e analisavam não os pecados da boca ou da palavra, mas os pecados da língua, tais como a blasfêmia, a mentira, a adulação, a zombaria, a jactância, a tagarelice ou a discórdia.

18 Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São essas coisas que acontaminam o homem; comer, porém, sem lavar as mãos não contamina o homem.

Ela umedece e protege a mucosa oral, podendo, inclusive, servir como uma barreira protetora para os dentes.

4 Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

Quem controla a língua terá vida longa; quem fala demais acaba se arruinando.

3 Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. 4 Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.

22 Vós, amulheres, bsujeitai-vos a vosso próprio marido, como ao Senhor; 23 Porque o marido aé a cabeça da mulher, como também Cristo, a bcabeça da cigreja; e ele é o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seu próprio marido.

O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.

34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; 35 porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra.

Quem controla a língua terá vida longa; quem fala demais acaba se arruinando.

3 aConfia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. 4 O Senhor fez todas as coisas para si, para os seus próprios fins, e até o ímpio para o dia do mal. 5 Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; amão a mão, não será inocente.