O que a Bíblia diz sobre a humilhação?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A palavra humilhação até dói dentro de nós, ninguém quer ser humilhado e qualquer humilhação que sofremos machuca muito, e deixa marcas indeléveis que parecem ser eternas dentro do nosso coração, mas, por vezes, não percebemos que as nossas atitudes humilham os outros.

Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado. Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus.

23 A soberba do homem o abaterá, mas o ahumilde de espírito receberá honra.

7 maneiras de responder quando alguém te humilhar

  1. Tente não responder impulsivamente. ...
  2. Coloque o foco em outra pessoa. ...
  3. “Podemos conversar em particular?” ...
  4. Saia da situação. ...
  5. Procure ajuda. ...
  6. Tente não agir de forma vingativa. ...
  7. Procure figuras de autoridade.

Não responda da mesma forma. Apenas sinta compaixão daquele que precisa humilhar, ofender e magoar para sentir-se forte. Apenas feche seus olhos, o sol está se pondo. Você ficará bem, ninguém pode machucá-lo agora.

Se hoje alguém te humilhar, Não se preocupe com isso, Pois amanhã Deus te honrará, E pode ter certeza, a humilhação de hoje, é certeza de que amanhã, a Vitória é sua!

Pois todo o que se exaltar será humilhado, e o que se humilhar será exaltado. “ (Lc 14,11)

Quem é humilhado, nunca se esquece que foi humilhado! E aquele que humilha, será que se esqueceu que humilhou?!

Elias vê Acabe se humilhar a Deus e recebe mensagem do Senhor.

Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória.

18:20-21 Apanhado pelas próprias palavras
A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Esse par de provérbios adverte àqueles que falam demais, lança uma luz primeiro produzindo sobriedade. E ambos recomendam cautela.

Entre as formas de humilhações existem as “domesticadas”, as “ritualizadas” e as “violentadoras” (LA TAILLE, 2000; 2002). A humilhação “domesticada” caracteriza-se por sua brevidade e por ser compatível com as relações de amizade, pois mantém-se no nível de tolerância da pessoa-alvo e da própria sociedade.

Exercite a autoestima
Não se permita esquecer o seu valor e suas qualidades. Não é porque uma pessoa não gostou de você que todas as outras não vão gostar. A autoestima muitas vezes está relacionada à aceitação amorosa e é preciso avaliar muito bem o que realmente é preciso mudar e o que é apenas a opinião do outro.

Importante: se você é testemunha de cena(s) de humilhação no trabalho, supere o seu medo, seja solidário com seu colega. Você poderá ser "a próxima vítima" e, nesta hora, o apoio dos seus colegas também será precioso. Não esqueça que o medo reforça o poder do agressor!

Não aceite humilhações
Ser humilhada é inadmissível em qualquer situação, imagine quando isso parte do próprio marido. É preciso saber se impor na relação para não deixar que a situação se torne irreversível. No entanto, é importante também conseguir identificar quando você está passando por esse tipo de situação.

Tire sarro da atitude da pessoa.

  1. Se alguém chamar você de feio, responda com algo como: "Olha, feiura, qualquer maquiagem resolve. Agora, esse seu jeito escroto de ser, nem renascendo".
  2. "Se fosse possível comer maquiagem, talvez você pudesse se tornar uma pessoa mais bonitinha por dentro".

Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa.

“Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. Convida a humildade. Na segunda situação, a orientação é para o anfitrião, a beleza de possibilitar lugar, à mesa, aos que a ela, não tem acesso. Convida à humildade e gratuidade nas relações.