O que a Bíblia diz sobre a festa de São João?
A Bíblia diz no livro do Êxodo, cap. 20.4,5: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso…”
Por que os evangélicos não comemoram o São João?
A festa junina é marcada pela religiosidade católica — o que pode afastar o público evangélico de uma das celebrações mais tradicionais do país. Algumas denominações evangélicas, porém, decidiram adaptar o festejo para o universo gospel.
O que diz a Bíblia sobre a comemoração do São João?
De acordo com os textos bíblicos, João era parente de Jesus. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e de Isabel, uma prima de Maria, a mãe de Jesus. Segundo a literatura sagrada, Jesus iniciou sua missão evangelizadora somente após ter sido ele próprio batizado pelo primo nas águas do Rio Jordão.
Porque a festa junina é uma festa pagã?
A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.
Quem criou as festas juninas?
Embora a origem das festas juninas seja nas celebrações pagãs dos povos da Antiguidade, que costumavam celebrar a chegada do verão (que no hemisfério norte acontece nessa época) e pedir fartura nas colheitas, elas ganharam conotação religiosa pela Igreja Católica, que associou os festejos da época aos três santos ...
Qual o versículo da Bíblia que fala sobre festa?
As festas são momentos de Alegria (Lucas 15:7) e quando Jesus está presente podemos desfrutar verdadeiramente de momentos prazerosos diante do Senhor! As festas também envolvem trabalho, serviço e aceitação do convite (Mateus 22:2-14).
Qual é o motivo da fogueira de São João?
Contra os maus espíritos
É desse princípio medieval que vem um dos hábitos mais característicos da festa junina: o de acender fogueiras. Elas servem de proteção contra os maus espíritos, de acordo com as crenças pagãs. Mas também homenageiam os santos juninos na vertente religiosa das celebrações.
O que a Bíblia fala sobre a fogueira?
A história conta que a fogueira queimou nas montanhas da Judeia para anunciar o nascimento de João Batista. Isabel, sua mãe, teria feito um acordo com a prima, Maria, que também estava grávida e seis meses depois deu a luz a Jesus. Pediu que acendesse uma fogueira para avisar do nascimento do sobrinho.
São João é uma festa religiosa?
A festa de São João teve origem na Idade Média, onde a igreja católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos.
Por que a Igreja Católica comemora São João?
No dia 24 de Junho era celebrado o solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza. Essa data foi assimilada pelos cristãos e passou a representar o Dia de São João, cujas festas eram celebradas no dia anterior. A festa então ganhou corpo dentro da Igreja Católica, chegando no Brasil pelos portugueses.
O que é ser uma festa pagã?
Comemorada em todo o Brasil, essas festividades têm influências diversas. Sua origem é pagã, ou seja, no início não tinham relação com o cristianismo. Antes da Idade Média, povos camponeses europeus se juntavam em determinado período do ano para celebrar a colheita e pedir proteção.
São João é um santo?
João Batista é considerado como um grande santo da Igreja Católica, de acordo com o padre. Por isso, tem duas datas litúrgicas para recordar a vida dele. “Uma é a data do nascimento, dia 24 de junho, e outra data é a da sua morte, dia 29 de agosto”, explica o padre Luciano.
Por que as festas de São João são importantes no Nordeste?
A importância do São João para a cultura do Nordeste
Além disso, a religiosidade que envolve o período também faz parte da identidade do nordestino. Os santos juninos (São João, Santo Antônio e São Pedro) são reverenciados pela população como um todo e por seus devotos com fogueiras, fogos e muito forró.
Quais são os João da Bíblia?
João, filho de Zebedeu
João e seu irmão, Tiago, também tinham uma parceria com os irmãos Pedro e André, e todos os quatro deixaram o negócio da pesca quando Jesus os chamou para segui-Lo como discípulos em tempo integral.
Qual a relação das festas juninas com a religião?
As festas juninas, como o próprio nome indica, são comemoradas no mês de junho e têm uma relação direta com o catolicismo popular, que foi herdado pelo Brasil da tradição portuguesa. Cada dia de comemoração das festas juninas está relacionado com um santo católico.
O que é festa pagã na Bíblia?
Rituais pagãos
Era basicamente um festival de colheita, quando se trocavam presentes, os lares eram decorados e havia muita comida. Beber muito também era parte do espírito da festa.