O que a Bíblia diz sobre a cremação?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

A bíblia não aborda diretamente o tema cremação. O Velho Testamento não proíbe que um corpo humano seja queimado. Também não aplica maldição ou julgamento a uma pessoa cremada.

A igreja católica aceita a cremação.
Essa permissão na verdade é recente: o papa Paulo VI autorizou a cremação aos católicos em 1963, desde que o motivo fosse cristão. O sepultamento continua sendo a recomendação padrão e há algumas regras sobre as cinzas de cremação.

Na Igreja Católica, por exemplo, a cremação é totalmente aceita, desde que as cinzas sejam respeitadas e os motivos pela escolha sejam cristãos. Até 1963 a cremação era proibida pelo catolicismo. Mas a partir de então, o Papa Paulo VI reconheceu a cremação como uma forma digna de despedida.

Entretanto, acreditamos que um espírito cujo corpo vai ser cremado, é desligado, talvez de forma violenta, mas não será queimado, mesmo que fique preso. Sofrem mais os espíritos muito apegados à matéria, os sensuais, os que se agarram aos prazeres da vida.

Os espíritas, por exemplo, pedem que se aguarde pelo menos 72 horas para realizar uma cremação. De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição.

Considere o lado emocional
E, então, a cremação seria o ideal. Entretanto, grande parte dos familiares gosta de ter um local para visitação e lembranças. Se este for o caso, é preferível realizar o enterro em um cemitério parque e ter um local agradável para prestar homenagens.

No subsolo, existe a chamada câmara fria, local onde o corpo é mantido resfriado em geladeira até ser cremado.

Depois do processo de incineração do corpo normalmente ficam alguns fragmentos ósseos que são triturados no processo de moagem assim formando as cinzas, as cinzas de um corpo cremado normalmente tem a aparência de uma areia grossa e esbranquiçada.

Apenas as alças de metal do caixão são removidas para tanto — vale dizer que o caixão não fica em contato direto com o fogo, mas é sustentado por uma bandeja. O caixão é, desse modo, submetido a uma temperatura de 1.200 º C.

A cremação é permitida pela Santa Sé desde 1963, desde que não seja um ato de contestação da fé.

A instrução de duas páginas ressalta que as cinzas não devem ficar em casa. Apenas o bispo local pode decidir em "casos graves e excepcionais" que as cinzas sejam conservadas em uma residência, segundo o departamento de doutrina do Vaticano.

Para muitas pessoas, jogar cinzas de corpos humanos no mar, além de gerar riscos à saúde dos outros, agride o meio ambiente.

A pessoa que optar pela cremação pode ter sim um velório, antes do corpo ser levado para a câmara fria e posteriormente para o forno que será cremado as pessoas podem se despedir do seu ente querido e prestar as suas últimas homenagens em seu velório, então, se a pessoa tiver essa vontade ela pode sim ter um velório ...

Algumas organizações de conservação aconselham a não espalhar cinzas em picos de montanha, pois podem ter um impacto negativo na frágil vida vegetal. Talvez seja melhor escolher um lugar mais baixo descendo a montanha e longe de outros visitantes. Colinas e montanhas podem proporcionar um belo cenário para dizer adeus.