O que a Bíblia diz em Provérbios 12-10?

Perguntado por: rbittencourt2 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

10 O justo atenta para vida dos seus animais, mas as misericórdias dos ímpios são cruéis. 11 O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo. 12 O ímpio deseja a rede dos maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto.

A igreja Católica afirma que animais são criaturas de Deus e devem ser preservados. Francisco de Assis, grande personagem da Igreja, chamava os animais de irmãos e não aceitava que fossem tratados como coisas, mas companheiros dos seres humanos.

Provérbios 12:10 NAA
O justo cuida dos seus animais, mas o coração dos ímpios é cruel.

10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

Apóstolo Paulo

2 Coríntios 12 é o décimo-segundo capítulo da Segunda Epístola aos Coríntios, de autoria do Apóstolo Paulo, no Novo Testamento da Bíblia.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

A Bíblia indica que Deus dá muito valor à vida animal: “Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom” (Gênesis 1:25).

Deve ter sido por isto que Deus criou o cachorro: para servir incondicionalmente (sem esperar recompensas), para brincar, fazer companhia, ficar triste quando estamos tristes.

Associado à passagem entre a vida e a morte, guia das almas dos homens no seu percurso até ao paraíso ou guardião das portas do inferno, o cão é um símbolo do oculto e das artes adivinhatórias. Companheiro em vida, cumpre-lhe ser o guia dos seres humanos no mundo dos mortos.

Os bons cuidam bem dos seus animais, porém o coração dos maus é cruel.

Os animais assim como nós seres humanos, são seres dependentes de questões físicas,emocionais,psicológicas,etc. Um mau trato ele é capaz de retirar a identidade do ser, fazendo-o com que tome atitudes que fogem do seu comportamento natural.

Provérbios 12:10. O justo cuida dos seus animais domésticos,Mas até a misericórdia dos maus é cruel. O justo trata seus animais com bondade. Sabe do que precisam e se preocupa com o seu bem-estar.

“Não é errado amar os bichos, desde que esse amor não seja maior do que o reservado a Deus e aos seres humanos, nossos semelhantes (Mc 12.30,31). No entanto, é preciso bom senso e discernimento, pois os animais não devem ser confundidos com gente, e vice-versa.

Ímpio (com acento) é também um adjetivo que significa herege, incrédulo, aquele que não tem fé. É também o indivíduo que possui valores contrários aos estabelecidos pelo senso comum. Ou ainda aquele que ofende a moral e a justiça. É uma pessoa que age com libertinagem, que abusa da liberdade.

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.