O que a Bíblia diz em Deuteronômio 22?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Deuteronômio 22. Moisés estabelece leis referentes a bens perdidos, ao uso de roupas adequadas, ao cuidado com os interesses alheios, ao casamento com uma moça virgem e à imoralidade sexual. 1 Vendo aextraviado o boi ou ovelha de teu birmão, não os ignorarás; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.

Wiersbe explica Deuteronômio 22:5
Traduzindo literalmente, o versículo diz: “Não haverá coisas de homem sobre uma mulher e um homem não vestirá roupas de mulher“. A expressão “coisas de homem” pode se referir a qualquer coisa associada aos homens naquela cultura, incluindo roupas, ferramentas e armas.

Deuteronômio 23. Moisés especifica os que podem e os que não podem entrar na congregação — Ele estabelece leis referentes à higiene, aos servos, à usura e aos votos. 1 Aquele a quem forem atrilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do Senhor.

2 Se o ladrão for achado arrombando uma casa, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue. 3 Se o sol houver saído sobre ele, será culpado do sangue; ele fará total restituição; e se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto.

Deuteronômio 2. Os filhos de Israel avançam para a sua terra prometida — Eles passam pelas terras de Esaú e de Amom em paz, mas destroem os amorreus. 1 Depois viramo-nos, e caminhamos para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho, como o Senhor me dissera, e muitos dias rodeamos o monte Seir.

O livro de Deuteronômio não tolera idolatria, uso indevido do nome de Deus. “Não pronuncie em vão o nome de Javé seu Deus” (Dt 5,11), exortam de modo enfático os levitas, animadores das comunidades, que não podiam ter terra para não adquirir poder.

O Deuteronômio sublinha a singularidade de Deus, a necessidade de uma drástica centralização de sua adoração e a preocupação com a posição dos pobres. Seus muitos temas podem ser organizados à volta de três pilares principais: Israel, o Deus de Israel e a aliança que os une.

O Deuteronômio é o livro do Antigo Testamento mais citado nos escritos do Novo Testamento, mais de 200 vezes!

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Deuteronômio 21. Explica-se como são expiados os homicídios cujo autor seja desconhecido — Exige-se equidade no trato das esposas e dos filhos — Os filhos rebeldes e contumazes serão mortos.

Deuteronômio 24. São dadas leis referentes ao divórcio, aos recém-casados, ao comércio de escravos, aos penhores, à lepra, à opressão dos servos e às sobras da colheita deixadas no campo.

Deuteronômio 27. Os filhos de Israel cruzarão o Jordão, edificarão um altar e adorarão o Senhor — Eles são o povo do Senhor, mas serão amaldiçoados se não obedecerem a Ele.

Se os filhos de Israel forem obedientes, serão abençoados temporal e espiritualmente — Se forem desobedientes, serão amaldiçoados, feridos e destruídos; serão afligidos com enfermidades, pragas e opressão; servirão a falsos deuses e se tornarão um escárnio entre todos os povos; nações ferozes os escravizarão; comerão a ...

Deuteronômio 14:23 NBV-P
Comam o dízimo dos cereais, do vinho, do azeite, e das primeiras crias das vacas e das ovelhas. A finalidade dos dízimos é ensinar vocês a temerem o SENHOR, o seu Deus, todos os dias.

Gênesis 22 conta a história de um dos maiores testes a que Deus submeteu uma pessoa. Antes de ler o capítulo 22, leia o que o Senhor disse aos membros da Igreja em Doutrina e Convênios 101:4–5. Enquanto lê Gênesis 22, coloque-se no lugar de Abraão ou de Isaque e pondere o que teria pensado em cada ponto da história.

O estudo bíblico de Gênesis 22 mostra como o patriarca hebreu demonstrou obediência, plena confiança na promessa de Deus e total compromisso com Ele. Além disso, Gênesis 22 faz ainda uma referência ao sacrifício de Cristo ao registrar a provisão de Deus de um carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

Gênesis 22. Ordena-se a Abraão que sacrifique seu filho Isaque — Tanto o pai quanto o filho se submetem à vontade de Deus — A semente de Abraão será tão numerosa quanto as estrelas do céu e como a areia da praia — Em sua semente todas as nações serão abençoadas — Betuel gera Rebeca.

Deuteronômio 8 relata o que Moisés disse ao povo do convênio de Israel sobre as coisas que eles precisavam lembrar e a razão disso. Também lhes disse o que aconteceria se eles se esquecessem daquelas coisas.

Deuteronômio 26. Os filhos de Israel oferecerão ao Senhor um cesto com as primícias de Canaã — Eles recebem o mandamento de cumprir a lei do dízimo — Eles fazem convênio de guardar os mandamentos, e o Senhor promete fazer deles um povo santo e uma grande nação.

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.