O que a babosa faz na ferida?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 20 votos

RESULTADOS: A aplicação do gel da babosa auxilia e acelera o processo, de cicatrização penetrando no tecido da pele fazendo a manutenção da umidade da ferida, estímulo da migração celular, proliferação de fibroblastos e redução do processo inflamatório, prevenindo a isquemia dérmica e preservando a circulação.

A babosa é indicada para hidratar a pele e tratar de queimaduras e inflamações. O uso deve ser externo. Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia. Para hidratar o rosto, deve-se aplicar o gel viscoso como uma máscara e deixá-lo agir por 10 minutos.

Ao final, concluiu-se que o tempo de cicatrização com Aloe foi de 11,8 dias, e com gaze vaselinada foi de 18,1 dias8 . Já em lesões por fasceíte necrotizante, o uso deste gel foi capaz de manter o ambiente da ferida úmido e as lesões apresentaram uma diminuição em suas dimensões de dois centímetros por semana9.

Na cicatrização, com uso da Aloe vera, o tecido é desinflamado e as células epiteliais são multiplicadas colágeno proporcionando, por fim, um tecido completamente cicatrizado.

A Aloe vera, uma espécie de planta suculenta, popularmente conhecida como Babosa, usada para fins medicinais e estéticos, é notadamente conhecida pelo seu potencial cicatrizante.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de aloe vera pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.

O segredo é bater duas colheres (sopa) do gel (1 folha de babosa) com pelo menos 500 ml de água gelada. Se forem 4 colheres (geralmente 2 folhas de babosa), bata com 1 litro de água e por aí vai.

Na pele, a babosa age prevenindo o envelhecimento precoce, o surgimento de rugas, hidrata profundamente, tem efeito cicatrizante para minimizar as marcas de acne, ameniza manchas e promove a elasticidade e viço.

A parte externa da babosa pode ser considerada venenosa. Ou seja, sua parte verde, que fica do lado de fora da folha. De forma que pode causar irritações se utilizada para aplicação na pele e complicações intestinais se for consumida.

Preparo: Abra a folha de babosa e retire a sua polpa, que deve ser de aproximadamente 4 colheres de sopa. A seguir coloque todos os ingredientes num pirex e leve ao microondas durante 1 minuto e mexa. Se for necessário coloque mais 1 minuto ou até que fique totalmente líquido e bem misturado.

Além disso, um aliado potente para corrimentos, no geral. Ele foi até tema central de polêmica recente com vídeos mostrando como usá-lo no canal vaginal para essa finalidade. Babosa: também é uma planta antimicrobiana. Recomendável para candidíase.

Pode-se passar a babosa sobre a parte da pele que começa a coçar e ficar irritada pela picada de um inseto. Ela aliviará o inchaço e a coceira do local.

Armazene o gel na geladeira por até dez dias.
Coloque os pedaços cortados em um pote com fechamento hermético e mantenha na geladeira. Consuma dentro desse período em bebidas, vitaminas, como cosmético ou em queimaduras.

A aloe vera tem um ótimo potencial cicarizante e regenerador para a pele. Além de ser antibactericida, anti-inflamatória e desintoxicante. Por isso, usar babosa no rosto periodicamente ajuda a diminuir manchas de sol e melasmas leves.

Gel da babosa é usado como anti-inflamatório e cicatrizante. Muita gente não sabe, mas o gel da aloe vera é um dos principais cicatrizantes naturais que existem. Isso porque ele consegue regenerar bem os tecidos da pele, podendo ser usado em cicatrizes de acnes, machucados, queimaduras e manchinhas.

A Aloe Vera possui efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, anti-térmicos e anti-inflamatórios que hidratam a pele.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Os resultados apresentados apontam que o uso do gel da babosa foi positivo no tratamento da úlcera varicosa do caso em questão, uma vez que não foi observada nenhuma complicação durante o tratamento e a partir do uso do fitoterápico pode-se perceber controle dos sinais inflamatórios, melhora da hidratação e ...

Sim, o suco de babosa pode ser feito a partir das folhas da aloe vera, como também é chamada, e seus nutrientes podem beneficiar a saúde do organismo.