O que a ayahuasca cura?

Perguntado por: arocha5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Depressão, estresse e ansiedade: pois a ayahuasca melhora os níveis de serotonina no organismo, melhorando o humor e o bem estar geral desde o primeiro dia de uso do chá.

São diversos os efeitos colaterais possíveis, que afetam boa parte dos usuários: vômito, mal-estar, diarreia e alterações emocionais significativas. Há ainda o estado contemplativo, de transe, que rendeu à ayahuasca a classificação de enteógeno.

O efeito psicotrópico da ayahuasca, segundo explica o professor, é semelhante ao do LSD, produzindo alucinações visuais e auditivas. Isso se deve à combinação de substâncias presentes nas ervas que têm ação direta no sistema nervoso central.

Um estudo publicado em 2014 na Revista Brasileira de Psiquiatria mostrou que o líquido pode ser um potencial tratamento para depressão. De acordo com pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP), a ingestão de uma dose do chá (2,2ml/kg de peso) ajuda a reduzir em 66% os sintomas da doença.

De acordo com o pesquisador, os efeitos da Ayahuasca duram cerca de quatro horas e o chá indígena não causa dependência.

O consumo do chá de ayahuasca também representa grande perigo para quem sofre de transtornos mentais, como a esquizofrenia. Há ainda os riscos de convulsões, de problemas respiratórios, de surtos psicóticos e, em casos mais graves, de coma.

Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia, Tófoli me contou. Juntamente com os efeitos, a ayahuasca aumenta os níveis de serotonina no estômago e no cérebro.

A ciência não apresenta comprovações de que a ayahuasca seja realmente positiva no tratamento da dependência química. Além disso, a substância pode ser perigosa para algumas pessoas, e por isso o consumo não deve acontecer indiscriminadamente.

A medicina não deve ser utilizada por quem faz tratamentos com antidepressivos e remédios tarja preta, pessoas com tendência a esquizofrenia e outras doenças psicológicas. Antes de cada ritual, é preciso seguir uma dieta de pelo menos 48 horas sem álcool, carne vermelha e comidas pesadas e gordurosas.

A média de preço de uma sessão de terapia pode variar entre 30 a 150 reais (em uma visão conservadora) em sessões de 60 a 90 minutos. Imaginamos que uma pessoa vá a cada 15 dias e fique 2 anos em tratamento. Ela terá gasto entre 1680 a 7.200 reais ao final do tratamento.

Porém, o Xamanismo brasileiro não é apenas uma religião e não faz uso apenas da Ayahuasca em suas cerimônias. Também tem valor cultural, outras plantas de poder enteógeno e outras "medicinas" que são elementos culturais da tradição espiritualista.

O chá, conhecido entre os incas como ayahuasca, que significa "chicote das almas" no idioma quéchua, foi rebatizado por Irineu, ganhando o nome de Santo Daime, significando, com isso, a invocação espiritual que deveria ser feita pelo fiel ao comungar com a bebida: dai-me paz, dai-me amor, dai-me força, dai-me luz.

Por isso, a primeira recomendação do médico Dartiu Xavier é não associar o uso de ayahuasca com remédios que aumentem os níveis de serotonina, como alguns antidepressivos (a fluoxetina, por exemplo).

A ayahuasca deve ser evitada com outros agentes serotoninérgicos, por exemplo, antidepressivos tricíclicos, inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina, trazodona e erva de são joão.

Evitar abacate e outros frutas gordurosas; Evitar abacaxi; Evitar café, ou caso sinta muita necessidade, consumir com leite; Não tomar banhos quentes, se for muito frio pode morno para pessoas de lugares frios!

Nesses casos, recomenda-se a descontinuidade do uso pelo menos de 3 dias antes de consumir do chá. Não há restrições sobre a participação nas reuniões de mulheres quando estão na fase de menstruação, no entanto, deve-se ter algum cuidado com estados de sangramento.

Tendo em vista a inexistência de suficientes evidências cientificas e levando em conta a utilização secular da Ayahuasca, que não demonstrou efeitos danosos à saúde, e os termos da Resolução nº 05/04, do CONAD, o uso da Ayahuasca por menores de 18 (dezoito) anos deve permanecer como objeto de deliberação dos pais ou ...