O que a arte transforma?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 1 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.

A arte transforma nossa maneira de pensar e entender o mundo, pois, nos faz repensar os nossos posicionamentos socioculturais e artísticos. Busca a análise dos objetos de arte em percursos históricos, pois de alguma forma a arte interfere na sociedade e, ao mesmo tempo, recebe influências do meio em que está inserida.

A arte é uma importante ferramenta de reflexão, é a partir dela que o homem pode transformar-se e gerar uma refusão, tornando-se um novo homem com novas concepções, tendo a arte como influência maior para todas estas decisões e transformações.

Seja criando ou observando obras de arte, a imaginação trabalha de modo a estimular a mente e aumentar a criatividade. Isso porque ao observar um trabalho artístico, por exemplo, as pessoas têm a tendência de analisar e tentar compreender a mensagem por trás dos traços e cores.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

A importância da arte
Somos seres relacionáveis, por isso a arte se tornou uma grande ferramenta de comunicação para expor sentimentos, pensamentos, anseios e preocupações. Com a arte a cultura se constrói, elas estão completamente interligadas.

Acerca disso, entendemos que a arte é capaz de proporcionar para o indivíduo um crescimento saudável e enriquecedor de diversas formas. Ela expande a visão de mundo, estimula a criatividade e a capacidade de se expressar.

A arte tem o poder de transformar vidas. Simples assim. Ela traz mais sensibilidade, felicidade e acalento para a vida de muita gente que precisa, que sofre e que vê na arte uma verdadeira forma de alívio para as dores do cotidiano.

Melhora o convívio social entre as pessoas. Favorece o autoconhecimento e consequentemente a autoestima. Melhora a comunicação interpessoal. Aprimora a velocidade de raciocínio, a memória e a concentração.

Pois ela pode nos educar e aliviar as angústias da vida cotidiana. De igual forma tem o poder de influenciar o nosso comportamento, gosto estético e denunciar as mazelas sociais. Ela pode ser, assim, resistência e esperança para um povo. Não menos relevante é seu papel educacional e terapêutico.

A arte, em todas as suas formas de expressão, nos ajuda a elaborar o pensamento, a construir e atualizar os significados dos objetos e dos sentimentos, exercita a nossa imaginação e nos coloca continuamente a importância da nossa história e memória para viver em sociedade.

A arte realmente liberta e transforma, apresentando-se como ferramenta eficaz à toda e qualquer pessoa que deseja uma evolução enquanto ser humano, que acaba por descobrir um caminho de autoconhecimento e consequentemente, cura de diversos males.

Além disso, a arte urbana desempenha um papel fundamental na expressão da identidade cultural de uma região. Por meio de intervenções artísticas, os artistas e a comunidade local são capazes de transmitir suas histórias, valores e perspectivas, transformando os espaços urbanos em autênticas galerias a céu aberto.

Existe arte nas roupas que escolhermos para vestir, na xícara que usamos para tomar café e até mesmo no pão que comemos. Ao assistirmos televisão nos deparamos com várias linguagens artísticas: propaganda, novelas, filmes etc.

As artes permitem que as crianças cresçam em confiança e aprendam a pensar positivamente sobre si mesmas e sobre o aprendizado. As disciplinas de artes ou que a incluem, estimulam a auto expressão, a criatividade e podem construir confiança, bem como um senso de identidade individual.

Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.

As Artes Visuais expressam por meio de materiais o pensamento do ser humano, assim como suas emoções, seus anseios, sua história, a cultura da qual faz parte e desenvolve a identidade de um povo ou até mesmo de uma classe social.

A arte urbana rompe limites e fronteiras, levando para as ruas a arte que antes estava limitada a museus, bibliotecas e galerias. Ou seja, essa manifestação cultural promove a inclusão social, permitindo o acesso de mais pessoas à arte.

Mais do que expandir a nossa percepção estética e abrir nossos horizontes para ver beleza além do que o senso comum vê, a arte ajuda o ser humano a lidar consigo mesmo, com o outro e com o mundo que o cerca.