O que a ansiedade provoca na visão?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Quando você tem ansiedade a produção de adrenalina aumenta. Este neurotransmissor causa pupilas dilatam e estimula uma maior entrada de luz na estrutura ocular. Além disso, causa problemas de foco que podem levar à visão turva.

Estresse ocular (ou fadiga ocular)
Ele pode atuar também sobre nossos olhos e levar a uma incapacidade de focar objetos localizados a uma curta distância como computador e tevê, devido a contrações involuntárias do músculo localizado dentro do globo ocular, ou por espamos da pálpebra.

É inegável que nossas emoções afetam nossa visão. Ao experimentar uma forte emoção negativa como medo, raiva, ansiedade ou dor, a visão quase sempre piora, até mesmo em pessoas que enxergam perfeitamente. Caso a experiência seja repetida com frequência, os efeitos podem se tornar permanentes.

Primeiramente, acontece a redução do contraste, como se estivesse faltando luz. Consequentemente, há dificuldade de ler e escrever. Conforme evolui, as linhas tornam-se deformadas, as imagens ficam embaçadas e amareladas e uma mancha vai crescendo no campo visual central.

Monitore os seus pensamentos
Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

A resposta é simples e afirmativa: sim, pode ocorrer a perda de visão por estresse. Isso acontece porque o organismo aumenta o nível de adrenalina. Essa elevação favorece espasmos do músculo ciliar. As pupilas dilatam e pode ocorrer embaçamento, entre outros problemas oculares.

Segundo a médica, doenças como aneurismas, tumores benignos, doenças autoimunes (como esclerose múltipla) e adenomas de hipófise podem afetar o nervo óptico e outras áreas do sistema visual, assim como infecções virais, bacterianas e parasitárias.

A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).

Sinais e sintomas da fadiga ocular

  • Visão embaçada ou distorcida;
  • Olhos secos;
  • Olhos vermelhos ou rosados com frequência;
  • Olhos quentes e doloridos;
  • Dores de cabeça com frequência;
  • Tensão nas têmporas, pescoço e costas;
  • Olhos lacrimejantes.

O QUE É FOTOPSIA? Em algum momento da vida, quem esfregou os olhos com força, ou até mesmo levantou-se rapidamente, já deve ter experimentado a sensação de pontos de luz no campo de visão. Esses flashes de luz também podem acontecer com os olhos fechados, sendo conhecidos por fotopsia ou fosfenos oculares.

Neste período, os olhos também podem ficar mais secos, porque a lubrificação depende de boas horas de sono e de piscar adequadamente. “O ato de piscar pode diminuir, gerando quadros de olho vermelho crônico e ardência nos olhos”, explica o Dr. Hamilton Moreira.

A presença do vazio ou tristeza geralmente manifesta-se através de um rosto triste, olhos caídos olhando para o nada, sem brilho e tronco curvado. É ainda frequente que a pessoa tenha crises de choro ou que chore muito facilmente, tendo falas voltadas para o pessimismo, culpa e baixa autoestima.

Para muitos, a depressão é vista como um problema moral, falta de vontade, de pensamento positivo, de fé e de crença - inclusive no ambiente de empresas.

Pessoas com depressão têm mais chances de apresentar dor de cabeça por serem mais afetados por situações de pressão no dia a dia, causando a Cefaleia Tensional. Também ficam mais suscetíveis por apresentarem alterações hormonais que agravam o sintoma.

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

A ansiedade não afeta apenas os órgãos mais óbvios, como cérebro e coração: ela atinge até as funções internas, como o baço e as células sanguíneas.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?