O que a ansiedade pode causar nos pés?

Perguntado por: adorneles4 . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Existe um tipo de formigamento nos pés causado por estresse excessivo e ansiedade extrema. Quando o paciente apresenta esse quadro, outros sintomas estão presentes, tais como suor excessivo e palpitações. De fato, esse quadro pode ser tão extremo que muitos pacientes acreditam estarem infartando.

Pessoas extremamente ansiosas tendem a apresentar tensão e dor muscular, especialmente nos ombros, nos braços e nas pernas, o que acaba afetando a performance nas tarefas do dia a dia e pode, em alguns casos, se tornar um fator limitante. Os tremores e espasmos também podem ocorrer.

Entre outros sintomas físicos causados pela ansiedade estão:

  • Boca seca, tontura;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Desconforto abdominal;
  • Ondas de calor;
  • Calafrios;
  • Micção frequente;
  • Dificuldade para engolir.

Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade. Ela também é responsável pelo surgimento de doenças psiconeurológicas e psicooncológicas.

9 – Ansiedade
Existe um tipo de formigamento nos pés causado por estresse excessivo e ansiedade extrema. Quando o paciente apresenta esse quadro, outros sintomas estão presentes, tais como suor excessivo e palpitações. De fato, esse quadro pode ser tão extremo que muitos pacientes acreditam estarem infartando.

O teste DASS-21
A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress.

Os sintomas da ansiedade leve podem ser tanto físicos, quanto psicológicos. Os físicos seriam respiração ofegante, roer unhas, dor de barriga, tensão muscular e dificuldade para dormir. Já os psicológicos, preocupação e medo constantes, irritabilidade, dificuldade de concentração, nervosismo e agitação.

Qualquer músculo ou grupo de músculos é suscetível à ansiedade e o estresse causa tensão e dor. Uma vez que os músculos estão tensos, eles podem ter espasmos e "travar", o que pode causar ainda mais dor e imobilidade, como a comumente associada à dor crônica nas costas.

“Os transtornos ansiosos são condições crônicas. Se não forem tratados, a tendência é que se agravem com o passar do tempo. Os sintomas que, no início do quadro, quase não incomodam ou mal são notados pelo paciente e pelos familiares, passam a incapacitar o indivíduo”, afirma o psiquiatra Gustavo Faria.

Sabemos que em casos mais graves, a ansiedade pode levar a um ataque cardíaco (infarto do miocárdio). Portanto, caso você tenha algum dos sintomas que mencionei, ou algum outro, procure um médico. Não bastassem os males causados na mente e no corpo, a ansiedade também pode gerar a morte espiritual.

Sentir ansiedade em momentos pontuais é comum, mas quando há crises de ansiedade frequentes e até mesmo ataques de pânico, é preciso ter um cuidado redobrado. Pessoas com doenças relacionadas à pressão alta e/ou coração estão mais propensas a sofrerem com consequências perigosas após uma crise de ansiedade.

Existem 5 raizes emocionais principais que causam ansiedade e são elas? Medo, Carencia(rejeição, abandono), Raiva, Culpa, Tristeza. Trate a causa e o efeito desaparece. Todo sintoma tem uma causa, e para ser verdadeiramente livre da ansiedade, é preciso tratar a causa dela(raiz emocional).

O problema aparece quando há uma compressão nos microvasos sanguíneos que irrigam os nervos periféricos, localizados nas áreas afetadas, ou dos próprios nervos. Como eles transmitem impulsos elétricos do cérebro para todas as partes do corpo (e vice-versa), a comunicação acaba prejudicada.

O mecanismo da ansiedade
Para entender melhor o que é ansiedade e como tudo isso acontece no organismo, vale destacar uma estrutura localizada na parte mais profunda do cérebro chamada amígdala.

Para tratar a doença é necessário administrar analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e, em casos mais graves, realizar uma cirurgia. Na maioria das vezes, ter um leve formigamento nos pés não é motivo de preocupações, pois basta mudar de posição e utilizar os calçados adequados para resolver o problema.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Quais remédios são utilizados para tratar ansiedade? Os transtornos ansiosos são comumente tratados com medicamentos que também servem para o tratamento de depressão. Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam.

Para determinar um possível caso de transtorno de ansiedade generalizada, o exame busca identificar alguns biomarcadores associados com o quadro no RNA do sangue do indivíduo, conforme os autores relatam no estudo, publicado na revista científica Molecular Psychiatry.