O que a ansiedade pode causar na cabeça?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Crises de dor de cabeça são comuns em ansiosos pelo fato de o cérebro interpretar o momento de tensão como se fosse uma lesão física. Com isso, ocorre o aumento do ritmo cardíaco e do fluxo de sangue. Essas alterações explicam o surgimento do sintoma, que pode vir acompanhando de enjoo e náuseas.

Para além destes sintomas físicos, a ansiedade pode provocar várias alterações psíquicas, como reações cognitivas (preocupação excessiva, dificuldades de concentração...), comportamentais (tremores, paralisação...) e sociais (dificuldades em falar em público, evitamento de eventos sociais...) que podem afetar a ...

Vasopressina. A vasopressina é um hormônio que regula o equilíbrio de fluidos do corpo. Além disso, está envolvido na regulação da ansiedade, estresse e comportamento social.

Segundo o NINDS, é possível experimentar uma sensação estranha na cabeça e tontura devido a várias razões. A maioria das condições que causam estes sintomas não são graves e podem resultar de dores de cabeça tensionais, sinusite e infecções de ouvido ou pressão alta.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

“A dor de cabeça provocada pelo tumor cerebral é causada pelo aumento da pressão intracraniana. Então, é uma dor de cabeça forte, constante, que acompanha alteração visual, náuseas e vômitos. Muitas vezes, ela não vai melhorar com um analgésico ou o simples repouso.”

Sensação de fraqueza ou cansaço
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

De acordo com uma pesquisa do Estudo Longitudinal de Saúde (Elsa-Brasil), dados mostraram que o aparecimento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão estão associados ao risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  1. Camomila. Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central. ...
  2. Capim limão. ...
  3. Cidreira brasileira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Folhas de maracujá

6 remédios caseiros comprovados para ansiedade

  1. Kava-kava. ...
  2. Valeriana. ...
  3. Ashwagandha. ...
  4. Erva cidreira. ...
  5. Camomila. ...
  6. Lavanda.

A ansiedade noturna é desencadeada pelos altos níveis de estresse gerados ao longo do dia, seja por questões profissionais ou pessoais. À noite, depois que as obrigações se encerram, recebemos menos estímulos à distração e abrimos espaço para as preocupações.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

A falta de serotonina no cérebro é um dos fatores relacionados a sintomas de ansiedade e depressão, junto com a falta de balanço de outros neurotransmissores e outras alterações.

Segundo a análise, a ansiedade piora pela manhã porque a resposta ao estresse descansa à noite enquanto a pessoa dorme, mas pode não descansar tanto em indivíduos com níveis mais altos de ansiedade, então aquele estresse fica acumulado ao longo da noite. Ao acordar, ele é liberado.

Endorfina. A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo organismo e é liberada pela glândula hipófise. O termo vem da junção das palavras “endo” (interno) e “morfina” (analgésico opiáceo).

Fazer atividades físicas ajuda a lidar com o transtorno, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Exercícios como caminhada, corrida ou até yoga, onde é possível uma conexão com a respiração, podem ser muito benéficos para a ansiedade.

Principais sintomas

  1. Dor de cabeça;
  2. Visão turva e embaçada;
  3. Convulsões;
  4. Náuseas e vômitos sem causa aparente;
  5. Falta de equilíbrio;
  6. Alterações no humor e no comportamento;
  7. Dormência, formigamento ou fraqueza em uma parte do corpo;
  8. Sonolência excessiva.

Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo. Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples.