O que a ansiedade pode causar dor nas pernas?

Perguntado por: yassis . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Pessoas extremamente ansiosas tendem a apresentar tensão e dor muscular, especialmente nos ombros, nos braços e nas pernas, o que acaba afetando a performance nas tarefas do dia a dia e pode, em alguns casos, se tornar um fator limitante. Os tremores e espasmos também podem ocorrer.

O cansaço nas pernas pode ser provocado por: 1. Má circulação das veias. A má circulação das veias, também conhecida como doença venosa crônica, esta alteração provoca sintomas incômodos que afetam as pernas como sensação de peso ou cansaço, dor, formigamento, cãibras e inchaço.

Conheça quais são os sintomas físicos da ansiedade:

  1. Tremores. A ansiedade pode causar tremores devido ao sistema nervoso central que é atingido pela mesma, causando-lhe tremedeiras.
  2. Cansaço. ...
  3. Sensação de falta de ar ou asfixia. ...
  4. Coração acelerado. ...
  5. Suor excessivo e mãos frias. ...
  6. Boca seca e tontura.

Compressas ou bolsas quentes para aquecer as pernas também podem ser fontes de alívio. Outra alternativa para algumas pessoas é usar bolsas de gelo para aliviar as sensações desconfortáveis.

Tratamento. Nos casos mais leves, recomenda-se o uso de benzodiazepínicos. Nos mais graves, pode-se recorrer a medicamentos, como o pramipexole e o ropinele, que estimulam os receptores de dopamina no cérebro sem aumentar seu nível no sangue periférico.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Sim, pode ser. Entre as causas neurológicas para o sintoma, acho importante destacar a neuropatia periférica. Essa patologia é caracterizada por falhas na transmissão de comandos nervosos para as extremidades do corpo.

Essa é uma condição neurológica em que se sente uma necessidade incontrolável de se movimentar para aliviar uma sensação de desconforto. Essa urgência de se mexer costuma vir associada à sensações desagradáveis nas pernas, como formigamento, fisgadas ou queimação.

A dor nas pernas pode ser causada por uma variedade de fatores, como pequenas lesões musculares, falta de atividade física, cãibras e má circulação. No entanto, em alguns casos, a dor nas pernas pode ser um sinal de uma doença mais grave e requer atenção médica.

Quando devo me preocupar com essas dores
Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar. Dor repentina que faz você mancar.

A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

Agitação e tremores: Quem sofre com TAG costuma passar por períodos de muita agitação, que podem incluir tremores, mesmo que não sejam vistos, mas apenas sentidos. Fadiga e fraqueza: Além do cansaço extremo, é comum que exista certa fraqueza corporal, principalmente nos braços.

Dores e tonturas
Assim, a tensão nos músculos de uma pessoa estressada pode resultar em dores como as da fibromialgia, por exemplo. Muitas vezes, quem sofre desse mal também relata tonturas frequentes, náuseas, dor no peito e taquicardia.

Faça um escalda pés para aliviar a dor após um dia exaustivo de pé

  1. Massagem com óleos essenciais. Depois do escalda pés, você pode fazer uma massagem nas pernas com óleos essenciais anestésicos e relaxantes. ...
  2. Use meias de compressão. ...
  3. Procure um médico caso as dores permaneçam.

Postura errada. Dormir muito tempo na postura errada da perna pode estar por trás de alguns casos de dor. Estas posturas erradas podem afetar articulações, músculos e até mesmo vasos sanguíneos, por isso é importante adotar uma postura mais confortável.