O que a ansiedade faz com o pescoço?

Perguntado por: eteixeira9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade. Quanto maior a preocupação e o desânimo, maior a possibilidade de transferir as tensões para a região cervical.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

Dor aguda no pescoço (cervicalgia aguda)
As causas da dor aguda podem ser várias e geralmente apresentam ligação com a postura ou lesão muscular, mas pode também estar ligada a algum tipo de inflamação ou irritação na região do pescoço. A dor miofascial é comum e responsável pela maioria dos casos.

Alongamentos
Alongamentos que envolvem o pescoço relaxam os músculos e reduzem a dor e a tensão. Por consequência, é possível aliviar as dores de cabeça e o desconforto que atinge a coluna e os ombros. Incline o pescoço de lado como se fosse apoiá-lo no lado esquerdo.

Entre outros sintomas físicos causados pela ansiedade estão:

  • Boca seca, tontura;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Desconforto abdominal;
  • Ondas de calor;
  • Calafrios;
  • Micção frequente;
  • Dificuldade para engolir.

Garganta: sensação de sufocamento
Para algumas pessoas, os sintomas físicos de ansiedade estão concentrados na região da garganta: a incapacidade de engolir, respirar ou respirar normalmente. Algo como uma sensação desagradável de sufocamento.

A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia / taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldade respiratória (falta de ar), entre outros.

Sensação de fraqueza ou cansaço
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

Outros sintomas comuns da ansiedade incluem sudorese, dores de cabeça, desconfortos gástricos ou abdominais e muitos outros. No entanto, nem sempre a dor do peito tem origem emocional, podendo ser causada por alterações cardíacas ou pulmonares, por exemplo.

Mas alguns sintomas podem permanecer por dias. Crises recorrentes podem ser o desenvolvimento de um Transtorno de Ansiedade. Alguns sintomas são taquicardia, sudorese, calafrios, tremores, falta de ar, dor ou aperto no peito e medo de morrer ou enlouquecer.

Por que acumulamos tensão no pescoço? Com a rotina, é comum sentirmos certo desconforto no corpo. Isso ocorre porque há diversos músculos no pescoço que se contraem excessivamente ao longo do dia, principalmente quando mantemos a mesma posição ou os mesmos movimentos durante nossas atividades diárias.

Essa condição pode estar interligada a diversos fatores, como estresse, preocupações, postura incorreta, ficar na mesma posição durante muito tempo, excesso de treinos, entre outros aspectos. O fato é que a tensão acaba promovendo uma sensação muito grande de peso na região, principalmente do pescoço, ombros e costas.

Geralmente, a pressão na nuca é um sintoma da sinusite. Neste caso, é acompanhada de outros sintomas, como: dor na face, próximo ao nariz e olhos, febre, nariz congestionado ou escorrendo.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

A tensão muscular é uma das manifestações físicas da ansiedade. É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.