O que a ANS diz sobre reembolso?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 16 votos

O reembolso é a restituição das despesas relacionadas a cuidados médicos, como consultas, exames e outros procedimentos, que foram realizados pelo beneficiário junto a um prestador de serviços. Para solicitar o reembolso, é necessário apresentar comprovantes de que o serviço foi de fato realizado e pago. Atenção!

"O direito ao reembolso depende, por pressuposto lógico, que o beneficiário do plano de saúde tenha, efetivamente, desembolsado valores com a assistência à saúde, sendo imprescindível, ainda, o preenchimento dos demais requisitos legais, como a comprovação de que se tratava de caso de urgência ou emergência ou que não ...

O valor do reembolso em planos de saúde equivale à quantia que o próprio paga para os profissionais do convênio. Sendo assim, se o usuário gastar mais com despesas médicas do que o plano paga em um atendimento na rede credenciada, o usuário ficará no prejuízo.

Plano de Saúde pago pelo contribuinte
No campo “Valor pago” é preciso colocar o valor total de pagamentos do ano, ou seja, somar tudo que foi pago durante 2022. Neste caso, o abatimento é de 100% do valor.

Beneficiários com plano livre escolha, podem solicitar reembolso das despesas médicas-hospitalares sempre que forem atendidos por instituições ou profissionais que não façam parte da rede credenciada, respeitando os limites e área de abrangência do plano contratado.

Modelo de carta de reembolso
Eu, [nome do colaborador ou fornecedor], com RG [número de RG] e CPF [número de CPF], na qualidade de [cargo ou função] pela empresa [Nome da empresa] solicito o reembolso de [valor total do reembolso] que foi gasto em [colocar dia, mês e ano].

30 dias

Se você deseja solicitar o reembolso de consulta, procure fazer o pedido em no máximo 30 dias após o atendimento. Ainda que alguns planos estabeleçam prazos maiores de até 1 ano, outros podem se recusar a efetuar o pagamento se a solicitação acontecer após esse período.

Orientações gerais: O prazo para retorno do processo é de 30 dias, contados da data da apresentação da documentação obrigatória completa à CACR (Comissão de Avaliação e Concessão de Reembolso).

O reembolso do plano de saúde é tributável e, portanto, deve ser declarado na declaração do Imposto de Renda. Para fazer isso, acesse a ficha “Pagamentos Efetuados”. Feito! Se você precisar declarar mais de um procedimento para reembolso, basta inserir o código do outro procedimento e seguir os mesmos passos acima.

A parcela não dedutível/valor reembolsado é aquela que foi reembolsada pelo plano de saúde, por exemplo.

Reembolso de despesas médicas
Nesse caso é só acessar a aba “Pagamentos efetuados” e depois clicar em “Valor Pago” e por fim selecionar a opção “Valor dedutível/reembolsado”. Você deverá no valor pago informar o custo total do serviço médico, e no valor dedutível, informar o quanto a operadora devolveu para você.

1. Nota Fiscal e/ou Recibo original; (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento; especialidadeconsultada; nome do paciente atendido.) 1. Nota Fiscal e/ou Recibo original; (Carimbo, assinatura e CPF do médico que prestou o atendimento) 2.

Reembolso é um termo que significa o ato de receber de volta o dinheiro emprestado ou que foi gasto em um serviço ou produto que não foi corretamente utilizado ou ofertado.

A diferença entre os dois é que, enquanto a restituição é feita de forma automática pela Receita Federal, o ressarcimento deve ser solicitado pelo declarante, que precisa encaminhar à RF um pedido, juntamente com um levantamento de suas apurações através de documentos fiscais e contábeis, para comprovar que possui ...

O que é Ressarcimento:
Ressarcimento é o ato ou efeito de ressarcir, ou seja, de efetuar uma indenização, uma reparação, uma compensação. É um substantivo masculino que faz referência ao pagamento de algum prejuízo causado por um acontecimento sofrido anteriormente.