O que a angústia causa no corpo?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Pode causar sintomas físicos como um aperto no peito, sensação de nó na garganta, peso sobre os ombros e nuca, tensão muscular, sensação de um buraco no estômago, entre outros. Não raramente, a angústia está associada a sentimentos apreensivos a respeito da condição humana e do mundo em geral.

A definição de angústia pode ser compreendida como um sofrimento mental que inclui o medo e o sentimento de aflição, que podem resultar em sintomas físicos psicossomáticos. Dessa forma, é importante também conhecer maneiras de combater esse problema.

Na Conferência XX\1, Freud (1917 /1980) su- põe a existência de dois tipos de angústia: angústia neurótica e angústia realística.

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21,4). “Cla¬me a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece” (Jeremias 33,3).

A acupuntura, meditação, yoga e caminhada são alguns remédios naturais comuns para a ansiedade. Quando você estiver muito apreensivo, também pode fazer chás calmantes, como camomila, cidreira, alfazema e erva de são-joão. Mulheres grávidas devem pedir recomendação de chás para seus médicos.

Camomila

Camomila: é um dos ingredientes mais famosos nas receitas de chá para insônia e ansiedade. Ela combate nervosismo, estresse, hiperatividade e dificuldade para dormir.

Salmo 116 - Contra a Aflição
Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te rogo, livra-me. Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus. O Senhor guarda os simples; quando me acho abatido, ele me salva. Volta, minha alma, ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem .

Nó na garganta, aperto no peito, desamparo e vontade de chorar. Estas são sensações geralmente mencionadas por pessoas que passam pela angústia.

A tensão muscular é uma das manifestações físicas da ansiedade. É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.

Sentir-se angustiado de vez em quando é normal. A angústia, por si só, é um sentimento natural para os seres humanos. Somos falíveis e os acontecimentos da vida nos afetam, nos machucam, nos impactam (muitas vezes negativamente) e sentir-se apreensivo com os percalços é natural.

Caracterizada por um sentimento negativo acentuado que parece não ter fim, a angústia costuma surgir sem causa aparente. Pode causar sintomas físicos como um aperto no peito, sensação de nó na garganta, peso sobre os ombros e nuca, tensão muscular, sensação de um buraco no estômago, entre outros.

5 dicas de como tratar a angústia e se curar

  1. Pratique técnicas que aliviem a angústia. ...
  2. Alimente-se de forma adequada. ...
  3. Faça exercícios de baixa intensidade. ...
  4. Tenha um sono reparador. ...
  5. Procure ajuda especializada. ...
  6. 5 comentários sobre “5 dicas de como tratar a angústia e se curar”

Em Inibição, sintoma e angústia (1926/1975), ele afirmará que a angústia surge não apenas diante de um perigo atual, mas também diante da possibilidade de reviver uma situação traumática anterior. Assim, a angústia surgiria também a partir de um processo de rememoração.

Conclusão: A angústia espiritual é um fenômeno presente na vida de pessoas com câncer e tem significativa relação com o uso, de maneira negativa, da religião/espiritualidade como forma de enfrentamento da doença. Descritores: Espiritualidade; Religião; Religião e Ciência; Neoplasias; Enfermagem.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.