O que a angiografia detecta?

Perguntado por: acaldeira5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Angiografia é um exame que utiliza raios X para visualizar e analisar possíveis alterações relacionadas aos vasos sanguíneos. Tem como objetivo diagnosticar doenças como aneurismas e estenoses. Ela pode ser feita em muitas partes do corpo humano.

Apesar da semelhança, os procedimentos de cateterismo e angioplastia tem objetivos diferentes. Enquanto um atua no diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial do coração, o outro tem a função de tratar a obstrução de artérias que conduzem o fluxo sanguíneo.

É importante ressaltar que a angiografia, em geral, é solicitada quando os outros exames menos invasivos não foram suficientes para a elucidação diagnóstica. Ou seja, quando uma ressonância, tomografia, ultrassonografia ou raio x não forem suficientes para identificar o problema e concluir o diagnóstico.

O preço da angiografia cerebral depende de aspectos como região do país, clínica em que é realizada, etc. Por isso, seu preço pode variar de R$2000 a R$4000 reais. Também pode ser realizada gratuitamente pelo SUS, quando há indicação médica.

O risco de complicações associado ao exame é muito baixo. No entanto, é importante conhecer os possíveis riscos, que incluem reações alérgicas, hemorragia, e muito raramente, acidente isquémico transitório/acidente vascular cerebral (AIT/AVC).

A angiografia é realizada, de um modo geral, em ambiente hospitalar mas não requer internamento embora, em alguns casos, seja recomendável passar uma noite no hospital. O procedimento demora entre 30 minutos a 2 horas e é realizado sob anestesia local ou sedação.

Comumente o procedimento é realizado por cirurgião vascular, porém algumas outras especialidades também podem realizá-lo, como o radiologia intervencionista.

Causas: O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes).

Fases da Angiografia Fluoresceínica
Tipicamente inicia-se 10 segundos após a injeção do corante em jovens e 12- 15 segundos em idosos. A fluorescência inicial denomina-se flush coroideu, seguido de um enchimento coroideu patchy ou “desigual” e pelo preenchimento da artéria cilioretinana caso ela exista.

Em geral, os pacientes que passam por uma Angioplastia ficam internados por 24 horas de UTI, dependendo de cada caso. A alta hospitalar costuma acontecer em um ou dois dias, mas isso depende da condição clínica de cada paciente e da avaliação do médico.

A cirurgia é recomendada para pacientes que são portadores de angina, uma condição clínica caracterizada pelo estreitamento das artérias e redução do fluxo de sangue para o coração. Essa diminuição do fluxo sanguíneo ocasiona dores que irradiam do tórax para os braços, pescoço e dorso.

A angioplastia não é definitiva. O alto nível de colesterol na corrente sanguínea pode levar o paciente a desenvolver aterosclerose novamente. “O paciente submetido à uma angioplastia deve adotar hábitos mais saudáveis para evitar que novos entupimentos nas artérias ocorram.

A arteriografia, também conhecida por angiografia, é um meio de diagnóstico que permite observar a circulação de sangue e os vasos sanguíneos de uma determinada região do organismo, para que se possam identificar possíveis alterações ou lesões, que estejam a causar determinado sintomas.

Cuidados depois do exame
Nas 24 horas seguintes ao exame não se deve fazer atividade física, permanecendo em repouso, para evitar sangramento e os medicamentos de uso habitual só deve ser tomados quando o médico indicar.

Cateterismo: é um exame invasivo, com introdução de um cateter nas veias e artérias, a fim de identificar obstruções nas artérias coronárias. É um exame muito utilizado para diagnóstico e tratamento de problemas vasculares e cardíacos.

Raramente aneurismas tratados apresentam recidiva. Dependendo dos fatores que causaram o aneurisma, é possível que outros surjam em outras regiões.

Uma limitação da angio-RM é a análise de segmentos próximos a bifurcações ou ramificações, onde o turbilhonamento fisiológico do fluxo pode dificultar a caracterização de eventuais aneurismas.

Enquanto a angiografia tradicional usa um aparelho de raio X, que produz apenas algumas radiografias, a angiotomografia gera centenas de cortes das estruturas anatômicas, a partir de ângulos diversos. Isso possível graças ao tubo presente nos tomógrafos modernos, que é capaz de girar 360 graus ao redor do paciente.