O que a anemia pode causar na pele?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

A anemia pode causar:

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

O anêmico sente cansaço, indisposição, sonolência, fadiga, alteração nas unhas, palidez na boca e na pele e pode ter queda de cabelo”, completa. Para evitar que a doença volte, é importante manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e proteínas.

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Anemia aplástica
Esse é um tipo grave e raro de anemia normocítica. Os indivíduos com a doença deixam de produzir a quantidade necessária de novas células sanguíneas — hemácias, plaquetas e glóbulos brancos —, por conta de disfunções na medula óssea.

Anemia não causa, nem vira leucemia ou qualquer outro tipo de câncer, mas pode ser um sinal da existência deles (1). O termo leucemia é utilizado para descrever uma variedade de tipos de câncer que são originados nos tecidos que formam o sangue, na medula óssea.

Atenção: evite alimentos ricos em fosfatos, polifenóis, taninos e cálcio, elementos que podem inibir a absorção do ferro. Ao consumir alimentos ricos no mineral, deixe de lado café, chás, mate, leite e derivados.

Conheça os diferentes tipos de anemia

  • Anemia por deficiência de ferro.
  • Anemia perniciosa e deficiências de vitamina B12 e ácido fólico.
  • Anemia aplástica.
  • Anemias hemolíticas.
  • Anemia das doenças crônicas.

Você sabia que bebidas com muita cafeína também podem atrapalhar a absorção de ferro no organismo? Por conta disso, não é indicado consumir café, chá-mate, chá preto, chá-verde e outros antes ou após as refeições.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

Anemia no trabalho
Como sabemos que a anemia pode afetar a nossa energia e disposição, é claro que o rendimento no trabalho pode cair bastante. A anemia pode fazer você se irritar mais facilmente e não ter foco nas coisas que devem ser feitas. A partir daí, você começa a ter problemas com a comunicação no serviço.

– Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo.

Um café da manhã rico em ferro ajuda a prevenir a anemia. Aposte em um omelete com folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, agrião! Esses são alimentos fontes de ferro e vitamina C. Se você gosta de frutas nesse horário, é uma ótima ideia complementar com as cítricas, como laranja e abacaxi, ricas em vitamina C.

O suco de beterraba é um excelente remédio caseiro para anemia porque a beterraba é rica em ferro e a laranja facilita sua absorção pelo organismo. Esse remédio caseiro para anemia ajuda a manter os níveis de glóbulos vermelhos estáveis, prevenindo e tratando a anemia ferropriva.

beterraba

Salsa, espinafre ou rúcula, além de serem ricos em ferro, também são fontes de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Devido ao alto teor de ferro, a beterraba é uma ótima opção para combater a anemia.

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento ...

A anemia é causada, principalmente, pela falta de ferro no sangue. Porém, a condição pode estar associada à carência de outras vitaminas que, por exemplo, ajudam na absorção do mineral. Além disso, manter a boa saúde do intestino é fundamental nesse processo.

Normalmente, se identifica primeiro a anemia e depois, a partir de diversos exames, pode-se chegar ao diagnóstico de leucemia.

Muitas pessoas acreditam que a anemia pode evoluir para leucemia, mas na realidade, já queremos deixar bem claro que isso não passa de um mito. Apesar de ambas serem doenças relacionadas ao sangue, não há a possibilidade disso acontecer.

Se o nível dos glóbulos vermelhos estiver muito abaixo do limite inferior aceitável, partes do corpo não recebem oxigênio suficiente e passam a não funcionar corretamente. A maioria das pessoas com anemia sente-se cansadas ou fracas.