O que a amante tem que a esposa não tem?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Porém, diferente da esposa, a amante não tem direito a 50% dos bens, no caso da meação. À amante só têm direito a cota parte do companheiro, e dos bens adquiridos na constância da união estável paralela e a título oneroso (em dinheiro).

Eles podem não estar recebendo o suficiente de sexo, atenção ou cuidado dentro do relacionamento. Ou eles podem simplesmente desejar a emoção de um novo parceiro. Às vezes, os homens casados que procuram amantes estão à procura de uma conexão física, mas às vezes eles querem mais do que isso.

Em suma, entende-se que caso seja configurada essa união estável, o amante tem sim o direito à meação, que é a parte do patrimônio que cabe aos companheiros, assim como o direito à herança, desde que esses bens tenham sido adquiridos na constância do relacionamento.

À amante só têm direito a cota parte do companheiro, e dos bens adquiridos na constância da união estável paralela e a título oneroso (em dinheiro).

Amante é o nome dado à mulher ou ao homem que mantém um relacionamento sexual ou amoroso com uma pessoa que já esteja comprometida com um terceiro indivíduo. Este tipo de relacionamento é considerado ilícito e, por muitas vezes, mantido em segredo.

Segundo psicólogos especializados em casais, grande parte dos homens começa a relação com a amante sem dizer que é casado. É óbvio que há mulheres que se sentem confortáveis com a condição de amante, e não desejam ser a "oficial" sob qualquer hipótese. Porém, em muitos outros casos, o que há é sentimento de culpa.

Segundo a psicóloga Olga Tessari, há vários motivos: carência, necessidade de afeto e atenção, entre outras coisas. “Ela acredita não ser capaz de encontrar outro homem como ele, pois vê nele o ideal de homem que ela tanto busca”, disse Olga Tessari.

Baixa autoestima
Esse é um problema grave, muitos amantes consideram que não conseguiriam alguém tão bom quanto o parceiro casado. “Os melhores já estão todos casados” é comum escutar. A pessoa se habitua com pouco, com as migalhas dadas pelo parceiro comprometido.

Dica: Seja breve e vá direto ao ponto. A ideia é mostrar que você não investirá no relacionamento enquanto ele ainda estiver casado. Não procure a esposa ou a família dele. Se acha que vai conseguir o que quer revelando tudo sobre o caso de vocês, pense duas vezes.

Ele pode amar a mulher, mas mesmo assim irá querer experiências novas. A insegurança e medo de se entregar demais podem ser razões para a infidelidade. Às vezes, o homem foi fiel a uma mulher que o traiu ou decepcionou. O trauma criado o impede de agir assim novamente com outra parceira.

Estabilidade
Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram.

Traição não é crime, mas pode custar caro!
Antigamente, até o ano de 2005, a traição (ou adultério) era considerado crime, com detenção de até 6 meses. Hoje não mais!

A amante teria direito, portanto, em constituir União Estável? Não. O Código Civil é claro em afirmar que as relações não eventuais entre homem e mulher, impedidos de casar, constituem concubinato (termo que hoje é interpretado apenas para dizer que uma pessoa é impedida de casar, sem qualquer conotação pejorativa).

Direito da (o) Amante
Na união estável, não é exigido coabitação, prole ou período mínimo, nos termos do artigo 1723, do Código Civil. No § 1ºdo artigoo acima e no artigo 1727 do Código Civil, diz que a união estável não se constituirá se as duas pessoas forem casadas, pois nesse caso seria concubinato.

Por isso, pratique o autoconhecimento ou faça terapia para se livrar de possíveis remorsos. Evite remoer o assunto ou jogar na cara do seu marido o ocorrido, lembre-se que você escolheu permanecer no relacionamento. Ficar falando da amante para o marido e desconfiar dele vai fazer com que ele se lembre mais ainda dela.

É comum a amante se considerar a principal, a primeira e a verdadeira companheira do homem. Por que os homens traem? Carência, insatisfação sexual e emocional, busca por aventura e pressão de amigos estão entre os principais motivos, segundo as especialistas.

Também o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul: "Namorar homem casado pode render indenização devida pelo período do relacionamento. Durante 12 anos, a concubina dividiu o parceiro com a sua mulher 'oficial'.

Eles gostam de estabilidade. 2. Medo: se afastar dos filhos e da companheira que sempre cuidou de tudo para ele pode ser assustador. Há homens que temem não encontrar outra parceira e deixar a mulher livre para outras aventuras.

Veja abaixo algumas dicas para fazer durar o seu relacionamento com o seu amante, preservando, ao mesmo tempo, o seu parceiro oficial.

  1. • Seja espontânea (e permaneça espontânea) ...
  2. • Evite discussões acaloradas. ...
  3. • Aceite seus defeitos. ...
  4. • Elogie-o. ...
  5. • Escute-o. ...
  6. • Estabeleça regras.

Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo
Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.

Uma relação entre amantes pode durar tanto quanto ambas pessoas desejarem. Não existe um período determinado. Além disso, há diversidade de fatores influentes na duração de uma relação extraconjugal. Cada fator depende do caráter particular das pessoas envolvidas.