O que a altitude causa no ser humano?

Perguntado por: hespinosa3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Em altas altitudes o ar é mais rarefeito e para conseguir oferecer oxigênio para o cérebro, os vasos sanguíneos dilatam, o que pode provocar dor de cabeça, náusea, tontura e diminuição da performance.

A doença da altitude ocorre por falta de oxigênio a grandes altitudes. Os sintomas incluem dor de cabeça, cansaço, náusea ou perda de apetite, irritabilidade e, em casos mais sérios, falta de ar, confusão e até mesmo coma.

Muitas pessoas que vivem ao nível do mar quando ascendem a uma altitude moderada (2.400 metros) em 1 ou 2 dias apresentam falta de ar, aumento da frequência cardíaca e cansaço fácil. Aproximadamente 20% delas também apresenta dor de cabeça, náusea ou vômito e distúrbios do sono. A maioria melhora em poucos dias.

Existe um remédio bem conhecido para a prevenção ou combate aos efeitos do mal de altitude: ele se chama Acetazolamida, no Brasil tem o nome comercial de Diamox. Ele funciona de forma diferente das soroche pills, já que ajusta seu corpo para os efeitos da altitude, ao invés de apenas aliviar os sintomas.

Como evitar o soroche?

  1. Beba muita água. A regra número 1 para se aclimatar à altitude é manter o seu corpo hidratado. ...
  2. Respire profunda e calmamente. ...
  3. Evite movimentos bruscos. ...
  4. Evite comidas pesadas. ...
  5. Evite tomar álcool. ...
  6. Chegou até aqui? ...
  7. Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br.

2) Tempo ao tempo
Evite roteiros muito apertados, tente deixar ao menos dois dias para se aclimatar antes de iniciar uma trilha na altitude, como o Caminho Inca até Machu Picchu, por exemplo. Outra dica é começar subindo de cidades mais baixas, deixando as mais altas para o fim da viagem.

O soroche é causado pela falta de aclimatação a altitudes geralmente superiores aos 2400 metros. Porém, dependendo do organismo, os efeitos podem se apresentar em altitudes menores, apesar disto não ser muito comum. Os primeiros sintomas aparecem normalmente entre 4 e 8 horas após chegar a altitudes elevadas.

Campos do Jordão

Com 1628 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, e esse fato é o que justifica as baixas temperaturas e o apelido de “Suíça brasileira”, além da característia mais marcante: arquitetura europeia em grande parte das construções.

A pressão atmosférica é uma das forças mais atuantes em nosso cotidiano, é ela quem tem o poder de modificar até nossos batimentos cardíacos e nossa respiração, o que de fato: é o que nos faz estar vivos. É uma coadjuvante da gravidade, da pressão e da força. Atuam juntas na forma como dispõe a organização do Universo.

Denomina-se hipóxia a diminuição de oxigênio fornecido aos tecidos através do sangue. Relacionado aos fatores determinantes, pode-se classificar a hipóxia em quatro tipos: A hipóxia hipoxêmica ou hipobárica, resultante da queda da PIO2 (pressão parcial do oxigênio no ar inspirado), encontrada em altas altitudes.

Após a prática esportiva repor os estoques de glicogênio muscular com ingestão de carboidratos e acrescentar proteínas para rápida recuperação muscular. Parece não haver aumento da necessidade proteica na altitude, preconiza-se a ingestão de 1,2 a 1,8g de proteínas/kg de peso.

A folha de coca possui proteínas, vitaminas e minerais que a tornam uma excelente opção nutricional com propriedades medicinais reconhecidas e comprovadas. Portanto, seu efeito analgésico ajuda a reduzir os sintomas do mal da altitude, como dores de cabeça e fadiga.

La Rinconada

Um estudo internacional identificou como é possível viver com pouquíssimo oxigênio na cidade de La Rinconada, no Peru, que fica a 5,1 mil metros de altura e é a mais alta do mundo.

Ainda no quesito altitude, mas no extremo oposto, o título de mais baixa não fica com nenhuma cidade, ou melhor, fica com várias. Com mais de 8 mil quilômetros de litoral, o Brasil tem 138 cidades a 0 metro de altitude. O estado com mais municípios no nível do mar é o Maranhão, com 35.

Recife é a cidade

Aqui, temos a questão do nível da cidade em relação ao mar, já que o Recife é a cidade mais baixa do Brasil, está no nível do mar. Além disso, a cidade tem uma zona urbana muito próxima da planície estuarina.

A Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Cardiologia resolveram atualizar os limites considerados normais para a pressão arterial. Agora, a “pressão boa” é aquela abaixo de 120x80mmHg, ou abaixo do conhecido 12 por 8.

A adaptação varia de acordo com a altitude e a individualidade biológica. Períodos prolongados à altitude têm como resultado, ajustes que ocorrem de forma mais tardia, tais como o equilíbrio ácido básico dos líquidos corporais, aumento da quantidade de hemácias e uma maior concentração de hemoglobina.