O que a albumina faz no sangue?

Perguntado por: alima . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A albumina apresenta diversas funções no organismo, com importantes funções no metabolismo: Regulação da pressão osmótica: controle a quantidade de água entre os tecidos e o sangue. Transporte de hormônios da tireoide: realiza a condução dos hormônios na corrente sanguínea.

A ocorrência de microalbuminúria é pouco provável se, em uma amostra isolada de urina, a concentração de albumina for menor que 20 a 30 mg/dl. Valores maiores, principalmente aqueles logo acima destes limites, podem representar resultados falso-positivos e devem ser confirmados repetindo-se as determinações.

Para que serve a albumina

  • Melhorar a recuperação dos músculos após o treino;
  • Favorecer o ganho de massa muscular;
  • Combater os radicais livres;
  • Transportar os nutrientes no sangue;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Atuar como anti-inflamatório;
  • Melhorar a circulação sanguínea.

As maiores concentrações de albumina no sangue, também denominada como hiperalbuminemia, está geralmente relacionada à desidratação do corpo. A desidratação ocorre por uma série de motivos, sendo os principais a falta de ingestão de água (extremamente prejudicial para os processos metabólicos) ou por diarreias.

Sua concentração diminui em doenças hepáticas, em doenças renais que causam síndrome nefrótica e quando há desnutrição, e pode aumentar quando há desidratação.

Edema e ascite: Quando o fígado perde a capacidade de produzir uma proteína chamada albumina em quantidade suficiente, líquido se acumula nas pernas (edema) e na cavidade abdominal (ascite).

Quais os sintomas da deficiência de proteínas

  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Queda de cabelo;
  • Cabelo e unha quebradiços;
  • Mudanças de humor e irritabilidade;
  • Pele seca;
  • Baixa imunidade.

No entanto, o sinal mais comum é uma urina espumosa. Se a albuminúria se tornar persistente pode causar uma diminuição das proteínas no sangue , o que faz com que os líquidos passem pelas paredes dos vasos sanguíneos para os tecidos moles do organismo e provoquem edema nos olhos , pés e mãos .

3,5 - 5,2 g/dL.

Albuminúria: (valores de normalidade)-Quantificaçao (C)
Volume urinário de 24 horas: Em adultos sao considerados normais valores abaixo de 30mg. A presença de albuminúria em valores entre 30 e 300mg definem microalbuminúria.

O consumo é recomendado para quem não consegue obter uma boa quantidade dessa proteína só pela alimentação - e é ideal para quem tem intolerância a lactose. Lembrando que o uso de suplementação deve ser realizado com orientação de um nutricionista e de forma individual", destaca Bruna.

Não há qualquer problema em usar albumina diariamente e indefinidamente, já que o suplemento não passa de alimento em pó. Tente entender que albumina nada mais é do que claras de ovos… em pó. Isso seria o mesmo que perguntar se há algum problema em comer claras de ovos todos os dias.

Uma colher de sopa de albumina (14g), equivale a 3 unidades de clara de ovo, com 9g de proteínas. É uma forma muito prática de conseguir proteínas de tão elevado valor biológico.

A presença de albumina na urina pode ser o primeiro sinal de um problema renal que tinha passado despercebido até então. microglobulina. A proteinúria refere-se a níveis anormais de proteínas na urina, as quais podem incluir ou não a albumina.

Cirrose e a Albumina
Se o fígado que é a fábrica de albumina, tem um problema, então a produção dessa proteína será prejudicada, então a cirrose leva a um problema no fígado e consequentemente um problema na metabolização da albumina, que fica baixa nesse fígado doente.

A albumina sérica encontra-se com níveis reduzidos na cirrose hepática, além de apresentar alterações qualitativas devido ao estado inflamatório crônico.

“A falta de proteína no organismo pode causar inúmeros problemas como fadiga, queda de cabelo, baixa imunidade, perda de massa muscular, doenças frequentes, gases e prisão de ventre, entre outros”, explica a nutricionista Juliana Vieira.

Kwashiorkor é o termo médico utilizado para designar desnutrição grave, causado primariamente pela deficiência de proteínas.

A causa mais comum é a diabetes mellitus . Doenças renais como nefrite ou nefrose são causas frequentes de proteinúria . O excesso de proteínas no soro (como no mieloma múltiplo, por exemplo) também pode conduzir à proteinúria .

Continuar lendo Faz bem tomar albumina?