O que a água faz com a pele?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Beber água mantém a pele com umidade, ou seja, hidratada. Sem a quantidade de líquido correta, a pele pode ficar desidratada com aquela aparência de sem vida e opaca.

A SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - indica que "uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de dermocosméticos específicos [para cada tipo de pele], recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água".

A hidratação adequada previne possíveis irritações, ameniza o aspecto esbranquiçado, melhora a textura e o mais importante: protege a pele dos agentes externos. Esses agentes estão presentes no meio ambiente, como por exemplo: poluição, água quente ou muito fria, clima seco, fatores alimentares etc.

Segundo a médica, beber pouca água causa desidratação na pele e diminuição de sua sustentação e consistência, o que a torna flácida e sem viço. “A água, além de deixar a pele firme e hidratada, ainda favorece à excreção de toxinas e substâncias irritantes, que podem danificar e causar o envelhecimento da pele”.

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água. Parece estranho, certo?

Fique Bem

  1. Invista em uma garrafa de água. ...
  2. Estabeleça metas. ...
  3. Beba água ao acordar e ao se deitar. ...
  4. Coma frutas e vegetais que contêm muita água. ...
  5. Considere trocar o refrigerante por água com gás e limão. ...
  6. Faça água aromatizada. ...
  7. Tenha lembretes.

O ideal é lavar o rosto sempre com a água gelada, que tem um efeito revitalizador ótimo pra pele, além de fechar os poros e impedir que você fique com o rosto oleoso ao longo do dia. A água quente tira os óleos naturais saudáveis da sua pele e a agride.

Com isso, a ingestão diária de água aliada com a rotina de skincare faz com que a pele não fique flácida e ajuda a garantir a firmeza do rosto. Um outro ponto é que a hidratação faz com que sejam diminuídas as linhas de expressão e o envelhecimento precoce da pele, sendo um eficiente cuidado na rotina antissinais.

Como saber se a pele está hidratada ou desidratada? É possível observar se a pele está hidratada ou desidratada visualmente, porque uma pele hidratada apresenta luminosidade sem ser oleosa, elasticidade e viço, e na palpação dá para sentir uma textura mais homogênea e sem descamação.

Beber água; Não tomar banhos muito quentes; Usar protetor solar e outros produtos de skincare; Entender o seu tipo de pele.

Hidratação para pele oleosa
A hidratação é responsável por repor a água que é perdida naturalmente conforme o dia passa. A recomendação médica é a ingestão de 2 a 3 litros de água ao longo do dia.

Leite é mais hidratante que água
O mesmo pode ser dito para as bebidas de reidratação oral usadas para tratar a diarreia.

O líquido precisa ser filtrado pelos rins, ele é distribuído pelo corpo todo e apenas uma parte vai para a bexiga, por isso é necessário beber os copos de água até uma hora antes do exame.

Agora que você entendeu a importância da água para nós, confira alguns dos sintomas que a falta dela traz.

  • 1- Sede. Esse é o primeiro e o mais clássico dos sintomas. ...
  • 2- Sintomas da falta de água no corpo: dores de cabeça. ...
  • 3- Indisposição. ...
  • 4- Prisão de ventre. ...
  • 5- Boca e pele secas. ...
  • 6- Dor nas articulações. ...
  • 7- Infecções.

2 litros

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas não tem uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo. Dá para fazer um cálculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo.

Com base em informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, listamos oito sinais de que você está bebendo menos água do que deveria:

  1. Dor de cabeça e tonturas. ...
  2. Urina escura. ...
  3. Suor com odor mais forte. ...
  4. Prisão de ventre. ...
  5. Irritabilidade e cansaço. ...
  6. Câimbras. ...
  7. Secura na boca e pele.

Conclusão. Beber 500ml de água de uma vez pode causar desconfortos, mas não é prejudicial para a saúde em geral. No entanto, é importante beber água ao longo do dia, em pequenas quantidades, para garantir uma hidratação adequada e evitar sobrecarregar os rins.

Assim como ocorre com a nossa pele, a água vai estimular a hidratação capilar, apoiando todo o processo de absorção das vitaminas e minerais para manter os folículos saudáveis. Manter a hidratação capilar em dia pode evitar: Queda de cabelo. Cabelos ressecados.

Além da questão da saciedade diminuída, a capacidade digestiva também é diminuída, e pode vir a interferir na absorção dos nutrientes por excesso de líquido. Fique atenta e de preferência em beber água pelo menos 30 minutos antes ou 30 minutos depois da refeição. Um abraço!

Outra dica é tomar água 30 minutos antes das refeições. Além de hidratar, o consumo aumenta a sensação de saciedade, ajudando a reduzir a quantidade de calorias ingeridas durante o café da manhã ou almoço, segundo alguns estudos feitos com obesos e idosos.

Existe um cálculo simples para ter uma medida mais exata, que considera que devemos tomar 35 ml de água para cada quilo que pesamos. Assim, uma pessoa com 60 kg deveria tomar 2,1 litros por dia (pois 60 x 35 = 2.100), enquanto uma pessoa de 70 kg precisa de 2,5 litros.