O que a adenosina faz no cérebro?

Perguntado por: oparaiso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

A adenosina é um importante modulador da transmissão sináptica. Além disso, a ativação do subtipo A2a dos receptores para adenosina está envolvida com a facilitação da liberação de neurotransmissores no sistema nervoso central.

A melatonina é sintetizada a partir de um aminoácido chamado Triptofano que pode ser encontrados em alguns alimentos como leites e derivados, ovos, alface, banana, maçã, abacate (conhecidos como alimentos indutores de sono). - Adenosina: é um hormônio resultante da queima de energia pelo corpo.

O acúmulo de adenosina leva àquela vontade irresistível de dormir. Se você optar por realizar leitura à noite, por exemplo, seu corpo terá acumulado uma grande quantidade dessa substância e, consequentemente, você começará a dar breves cochilos.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada. Poucas pesquisas já foram feitas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo é resultado do relaxamento dos músculos.

Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.

hipotálamo

O hipotálamo regula a produção de melatonina, hormona fundamental para o sono, consoante a presença ou ausência da luz do sol.

Excesso de trabalho, estresse, insônia, acúmulo de tarefas e distúrbios do sono são alguns dos vilões mais comuns de uma boa noite de descanso.

Na falta do dipiridamol e da adenosina, a opção para o estresse farmacológico é a dobutamina.

ADENOCARD® é um medicamento com ação no miocárdio (músculo do coração) e no sistema de condução cujo princípio ativo é a adenosina, que trata os batimentos cardíacos irregulares (arritmias).

melatonina

Popularmente chamada de “hormônio do sono”, a melatonina é um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e secretado pela glândula pineal, localizada na base do cérebro. Ela é responsável pelo ritmo circadiano – o ciclo de vigília e de sono (relógio biológico).

Os efeitos colaterais mais comuns são: desconforto/pressão torácico importante – “sensação de morte iminente”, cefaleia, rubor facial, tontura, náuseas, respiração ofegante/dispneia e desconfortos gastrointestinais, entre outros. Por apresentar um tempo de meia vida muito curto deve ser administrada rapidamente.

Para formar o ATP as células recorrem à fermentação ou a respiração celular. Existem dois tipos de fermentação, ambas produzem apenas 2 moléculas de ATP e geralmente ocorrem em microrganismos (bactérias e fungos). Porém, a fermentação também ocorre em células humanas, como as musculares (fermentação láctica).

A todo momento em que você está acordado, os neurônios no seu cérebro estão atirando. Enquanto atiram as suas informações, eles produzem adenosina como um subproduto disso. Mas a adenosina está longe de ser um mero excremento.