Não vai dar ou não vai dá?

Perguntado por: aandrade7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Não vai dar tempo!: verbo no infinitivo
A frase que inicia o nosso artigo deve ser “Não vai dar tempo!”. “Dar” é a forma do verbo no infinitivo. O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Significado de Dar
verbo bitransitivo Oferecer alguma coisa a alguém sem pedir nada em troca: deu comida ao mendigo. Ofertar como presente ou retribuição a: deu ao filho um computador. Trocar uma coisa por outra; transferir: deu dinheiro pelo carro. Ceder alguma coisa em troca de dinheiro; vender: dê-me aquele relógio.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

[Gíria] - Uma gíria utilizada para se referir a algo que vai ou vêm dar certo; Algo que terá grande prestígio ou valia; Vai dar bom este casamento.

Verbo dar - Verbo irregular da 1ª conjugação

PresentePretérito perfeitoPretérito mais-que-perfeito
dou dás dá damos dais dãodei deste deu demos destes deramdera deras dera déramos déreis deram

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Macete para escrever corretamente “está” e “estar”
Assim, sempre que a dúvida aparecer, tente substituir “estar” por outro verbo no infinitivo. Se o verbo flexionar, use “está”. Se não se flexionar, empregue “estar”.

A expressão para mim não vem seguida de um verbo no infinitivo. Não deve ser usada para indicar o sujeito da ação. Estão erradas as construções: para mim fazer, para mim aprender, para mim estudar, para mim ir.

No Brasil, as construções desse tipo serão admissíveis (ex.: «Ele disse que vai ir»), pelo menos no discurso oral/informal, ao passo que em Portugal elas são evitadas, quando o verbo principal está no infinitivo, embora sejam usadas se este estiver no gerúndio (ex.: «O trabalho vai indo bem»).

Dá é a forma conjugada do verbo dar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele dá) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (dá tu). Dar é a forma do verbo no infinitivo.

C) O verbo dar é transitivo direto, por isso é regido por um complemento sem preposição.

D.A é uma sigla para Domain Authority. Se formos fazer uma tradução literal, ficaria algo como Autoridade de Domínio. No entanto, é muito provável que você não encontre essa palavra completa nas plataformas especializadas do setor. Isso porque quase sempre a sigla é a escolhida para a denominação.

1 Realizar-se conforme o esperado, ter êxito: Não se preocupe, tudo vai dar certo.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.

Olá Tung, as duas palavras querem dizer a mesma coisa, não há diferença alguma. SERÁ e VAI SER são corretas, mas nós usamos SERÁ com mais frequência.

Sim, é correto. Mas é melhor falar só "ontem" mesmo. Espero ter ajudado!

Eles “tem” até amanhã para entregar o trabalho. Esse é um exemplo de erro de concordância verbal: o correto é “eles têm até amanhã para entregar o trabalho”. “Tem” e “têm” são conjugações do verbo “ter”, mas para sujeitos diferentes. O primeiro se refere à 3ª pessoa do singular, enquanto o segundo à 3ª pessoa do plural ...