Não tem hífen?
O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo. Devemos escrever sem hífen: organização não governamental, tratado de não agressão, diante do não pagamento, o relatório apresentou muitas não conformidades... DISPONIBILIZAR?
Qual a nova regra do hífen?
De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Quais palavras continuam com hífen?
Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.
Porque pé de moleque não tem hífen?
Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra. Incluem-se nesse caso os compostos de base oracional.
Porque motosserra não tem hífen?
Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento inicia por consoante. Exemplos: Anteprojeto, autodidata, microcomputador, seminovo. Atenção: Se a palavra seguinte inicia por R ou S, duplicam-se essas letras. Exemplos: Antissocioal, autorretrato, contrarregra, minissaia, motosserra.
Porque Beija-flor tem hífen?
Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.
Porque algodão doce tem hífen?
Esta é uma indicação ortográfica preconizada pela Base X, 1.º, do Acordo Ortográfico de 1990, mas também pelos textos que regulavam a ortografia antes deste, isto é, pela Base XIV do Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e pelo ponto 43, 4.
Por que ser humano não tem hífen?
Pelas regras ortográficas, o termo nunca foi considerado composto, mas se comporta como um todo, sem a utilização do hífen, sendo então a forma correta de escrevê-lo separado e com a letra h – ser humano.
Porque Manda-chuva não tem hífen?
mandachuva (forma do verbo mandar + chuva)
Por último, a referência maior que podemos ter sobre a ortografia das palavras em Língua Portuguesa é o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Nele, a forma que se apresenta é a sem hífen, observe: Escrito por Carol Machado, em 28 de agosto de 2019.
Quais palavras usam hífen?
Uma das regras mais fáceis de decorar é a de que o hífen será utilizado para palavras que terminam e começam com letras iguais, isso é: quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra iniciar com a mesma. É o caso de anti-inflamatório e micro-ondas, por exemplo.
Tem hífen entre vogais?
Vogais iguais
Outra regra que mostra quando se utiliza o hífen. Quando o prefixo terminar com a mesma vogal com que o segundo elemento/palavra começa, sempre se utiliza o hífen. Um exemplo dessa regra é a palavra anti-inflamatório.
Porque Guarda-chuva tem hífen?
Ficou na dúvida? Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta.
Por que Mal-estar tem hífen?
Mal-estar é uma palavra formada através de composição por justaposição, ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: mal + estar. Neste substantivo composto, as palavras mal e estar mantêm sua autonomia, estando apenas justapostas.
Tem hífen depois de ex?
ALÉM, AQUÉM, BEM, EX, SUPER, PÓS, PRÉ, PRÓ, RECÉM, SEM, SOTA, SOTO, VICE e VIZO sempre exigem hífen. Exemplos: Recém-formado / além-túmulo / super-homem / ex-namorado / vice-diretor.
Por que girassol não tem hífen?
As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.
Por que Cana-de-açúcar tem hífen?
Os nomes das espécies animais e botânicas continuam com o traço. É o caso de cana-de-açúcar, pimenta-do-reino, copo-de-leite, castanha-do-pará, louva-a-deus (veja mais detalhes abaixo).
Por que pão duro tem hífen?
Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva; arco-íris; boa-fé; segunda-feira; mesa-redonda; vaga-lume; joão-ninguém; porta-malas; porta-bandeira; pão-duro; bate-boca.
Porque Beira-mar tem hífen?
Quando é utilizado como nome próprio, um clube desportivo, por exemplo, escreve-se Beira-Mar. Caso se refira ao nome comum, escreva beira-mar. Ex: «Gosto de passear à beira-mar.» Os nomes comuns hifenizados têm o primeiro termo em maiúscula e o segundo em minúscula quando iniciam a frase e não estão determinados.
Porque pôr do sol não tem hífen?
O correto é “pôr do sol” (com acento e sem hífen).
Isso porque “por” (sem acento) é uma preposição, enquanto “pôr” (com acento) é um verbo substantivado.
Por que Vice-prefeito tem hífen?
O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-prefeito, com hífen.
Porque Onça-pintada tem hífen?
Segundo a Reforma Ortográfica, os termos que indicam espécies botânicas ou zoológicas devem ser escritos com hífen, independentemente de terem ou não preposição. É exatamente o caso de lobo-guará. Outros exemplos são: couve-flor, onça-pintada, mico-leão-dourado, erva-doce.