Não foi nós ou não fomos nós?
Portanto, é inadequado dizer ou escrever, por exemplo, “fomos nós quem fizemos” ou “fomos nós que fez”, lembre-se sempre de que o verbo deve concordar com os elementos “quem” e “que” de acordo com a explicação acima.
Qual o certo não fui eu ou não foi eu?
Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).
Quando usar fui ou foi?
Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.
Quem fez fomos nós?
Fomos nós quem fez. Embora existam outros pronomes nas orações – eu, tu e nós –, o verbo sempre vai concordar com o pronome “quem”, certo? Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto.
É correto dizer fomos?
Fomos vem do verbo ir. O mesmo que: saímos, partimos, comparecemos, aparecemos, apresentamos, caminhamos, locomovemos, movimentamos, marchamos.
Como se fala nos fomos?
A pronúncia e escrita correta é "Nós fomos".
O termo "fomos" se trata de uma das formas do verbo "ir" conjugado no pretérito perfeito, na primeira pessoa do plural, isto é, "nós".
Faz dois anos ou fazem?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Faz dois meses ou fazem?
Sabe por quê? Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Foi ele que disse ou foi ele quem disse?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Foram dias ou foi dias?
Portanto, as duas formas estão corretas.
Qual é o verbo foi?
A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.
Foi na terceira pessoa?
terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ser: Babilonia foi a capital da antiga Mesopotamia. (Babilônia foi a capital da antiga Mesopotâmia.)
É correto utilizar na qual?
Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
Foi ele que fez ou foi ele quem fez?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número.
O que vem primeiro eu ou a pessoa?
Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)
Como identificar erro de concordância?
O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.
Como fazer para não errar questões de concordância verbal?
Quando o sujeito é simples, haverá concordância do verbo de acordo com o número e pessoa. Exemplo: Roberto foi ao estádio de futebol. Como “Roberto” está na terceira pessoa do singular (ele), o verbo deve estar conjugado na mesma pessoa. Exemplo: Os casais se reuniram na igreja.