Não foi nós ou não fomos nós?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Portanto, é inadequado dizer ou escrever, por exemplo, “fomos nós quem fizemos” ou “fomos nós que fez”, lembre-se sempre de que o verbo deve concordar com os elementos “quem” e “que” de acordo com a explicação acima.

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.

Fomos nós quem fez. Embora existam outros pronomes nas orações – eu, tu e nós –, o verbo sempre vai concordar com o pronome “quem”, certo? Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto.

Fomos vem do verbo ir. O mesmo que: saímos, partimos, comparecemos, aparecemos, apresentamos, caminhamos, locomovemos, movimentamos, marchamos.

A pronúncia e escrita correta é "Nós fomos".
O termo "fomos" se trata de uma das formas do verbo "ir" conjugado no pretérito perfeito, na primeira pessoa do plural, isto é, "nós".

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Sabe por quê? Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Portanto, as duas formas estão corretas.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ser: Babilonia foi a capital da antiga Mesopotamia. (Babilônia foi a capital da antiga Mesopotâmia.)

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número.

Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Quando o sujeito é simples, haverá concordância do verbo de acordo com o número e pessoa. Exemplo: Roberto foi ao estádio de futebol. Como “Roberto” está na terceira pessoa do singular (ele), o verbo deve estar conjugado na mesma pessoa. Exemplo: Os casais se reuniram na igreja.