Não foi nada mal ou mau?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

As duas frases estão correctas e têm um sentido muito próximo. A maneira de as distinguir, já que mal e mau se pronunciam da mesma maneira no Brasil, é a seguinte: enquanto mal é advérbio e tem por antónimo bem, mau é adjectivo e antónimo de bom.

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.

adjetivo Defeituoso ou imperfeito; feito sem cuidado ou de modo incorreto. Disforme; cuja configuração apresenta defeitos.

Significa zangar-se, ofender-se.

Foi mal é a forma correta da expressão popularmente usada como um pedido de desculpa.

A resposta para essa pergunta é simples: as duas formas existem e estão certas. Elas só são usadas em diferentes situações. Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

Quando é advérbio, mal significa que algo foi realizado de maneira errada, por exemplo: Sofia se comportou mal na palestra. Quando é substantivo, esse termo é sinônimo de doença, problema, angústia, tristeza ou sofrimento, por exemplo: Todo o mal deve ser evitado.

MAU vem do latim malus e é o contrário de BOM. Nesse caso, o termo exerce somente a função de adjetivo.

As duas formas estão corretas, mas mau é antônimo de bom e mal é antônimo de bem.

Exemplo ruim, exemplo que não deve ser seguido. Ele é um mau exemplo para a turma, por isso foi convidado a ser retirar.

B. Nesse contexto mau é antônimo de bom, ou seja, "imperfeito", “ruim”, que causa prejuízos.

Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

8 sinônimos de foi mal para 1 sentido da expressão foi mal: Forma popular para pedir desculpa: 1 desculpa, perdão, sinto muito, lamento, opa, ops, epa, bolas.

7 acidente, adversidade, azar, calamidade, dano, desastre, desdita, desfortúnio, desgosto, desgraça, desgraceira, desventura, estrago, fatalidade, infelicidade, infortúnio, lástima, má sorte, maldição, mofina, perda, prejuízo, revés, tragédia, tribulação.

mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem. Como advérbio, refere-se sempre a um verbo. Ex: Ela comia muito mal.

Mau é o contrário de bom. Mal é o contrário de bem. Não me leve a mau, pois eu sou bom.

A frase usualmente dita pelos antigos faz refletir sobre a capacidade de não apenas aguardar pelas coisas, mas ir buscá-las. Há muitas pessoas que iniciam uma jornada ou tarefa com expectativas nas quais se fica apenas no aguardo.

1. BOTÂNICA designação comum, extensiva a diferentes plantas da família das Compostas, que se destacam pelas flores delicadas, geralmente de centro amarelo e corola branca, que inclui espécies também conhecidas por bem-me-quer, margarida, etc.

“Mau” com “u” é um adjetivo, ou seja, serve para falar de algo ou alguém que não é bom (lobo mau, mau comportamento, mau perdedor…). A palavra “mal”, por outro lado, pode aparecer como um advérbio, uma conjunção ou até mesmo um substantivo, dependendo do contexto.

Significado de Foi
substantivo deverbal Ação passada de ser; ação de expressar uma condição, particularidade, qualidade permanente e própria; ação de existir, de possuir existência: ele foi uma boa pessoa; ele foi ator. Etimologia (origem da palavra foi).