Não é tão fácil engravidar?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Há uma crença de que a mulher engravidar é algo muito fácil e simples, mas a realidade muitas vezes pode ser bem diferente. As estatísticas demonstram que a dificuldade ou impossibilidade para conceber afetam um imenso número de casais em todas as populações estudadas.

Pode acontecer. Se a mulher estiver ovulando, ou seja, na fase fértil, ela pode engravidar na primeira experiência sexual, sim.

Pouco mais de um terço dos casais saudáveis engravidarão no primeiro mês de tentativa. Se você tem menos de 35 anos e boa saúde, é perfeitamente natural que demore até um ano.

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

No caso das mulheres que se questionam “como saber se sou infértil”, os principais exames indicados são:

  1. Exames de imagem: ...
  2. Dosagens hormonais: ...
  3. Exame de hormônio anti-mulleriano (AMH): ...
  4. Histerossalpingografia: ...
  5. Espermograma: ...
  6. Dosagens hormonais: ...
  7. Ultrassonografia de bolsa testicular: ...
  8. Fragmentação do DNA espermático:

O melhor período para engravidar é entre 11 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação, que corresponde ao momento que antecede a ovulação, por isso, o melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação.

Aos 25 anos, as chances de uma mulher conseguir engravidar permanecem grandes. Ela continua em seu período de vida mais alto de fertilidade, que vai até os 30 anos, e com o organismo em condições ideais para manter a gestação.

Teste de sangue (Beta HCG)
É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

O líquido pré-ejaculatório pode, sim, conter espermatozoides. O líquido pré-ejaculatório pode, sim, conter espermatozoides. Sim. Embora a chance seja menor devido à quantidade reduzida, esse fluido pode conter espermatozoides; logo, há possibilidade de gravidez.

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

É um mito comum que você não consiga engravidar na primeira vez que tem relações sexuais sem proteção. Isso simplesmente não é verdade. Sempre existe a possibilidade de engravidar quando se tem relações sexuais sem proteção, mesmo na primeira vez.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Engravidar tentando até 1 ano é normal
Mulheres com mais de 35 anos ou com hábitos prejudiciais à saúde (como fumar, obesidade, consumo excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas) terão fertilidade reduzida.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ

  • Crescimento da frequência urinária;
  • Mudanças de humor;
  • Cansaço e sonolência;
  • Cólica;
  • Dor nas costas ou no corpo;
  • Náuseas ou vômitos, principalmente durante o período da manhã;
  • Retenção de líquido;
  • Mamas mais sensíveis.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

De acordo com a Dra. Fernanda, é um mito que se lavar depois da relação evita gravidez. “Não evita, pois os espermatozoides já se direcionam para o útero e tubas assim que ocorre a ejaculação. Além disso, a secreção que lubrifica o pênis durante o ato sexual também pode ter espermatozoides”, explica a uroginecologista.