Não é atoa ou à toa?

Perguntado por: ibelchior6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Qual a diferença entre à toa, atoa ou à-toa? Atualmente, a única maneira de escrever o termo é à toa (com crase e sem hífen), com duas funções. A primeira é de locução adverbial que significa ao acaso, ao léu, sem rumo, inutilmente.

Refere-se a alguma coisa ou a uma pessoa irrefletida, apressada, desprezível, desocupada, inútil. Não gosto nada dele, é mesmo um homem à toa.

À toa: Por ser uma locução feminina, deve haver o uso do acento grave: andar à toa, passar o dia à toa, reclamar à toa. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não existe mais hífen nessa expressão, mesmo sendo uma locução adjetiva: indivíduo à toa, gente à toa, quantia à toa.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

1. Andar atoa. Significa : andar à esmo; sem rumo ; sem destino. Toa é um cabo especial para reboque de barcos; barcos à toa são aqueles que estão sendo rebocados,portanto,não tem direção própria, não tem como manter um rumo certo.

À toa. “Toa” vem do inglês “tow”, que é a corda usada por um barco para rebocar outro. Quando os grandes navios se aproximam do porto, eles são conduzidos por um barquinho pequeno, cujo rabo de reboque recebe o nome de “toa”.

Anotem aí: Not for nothing e No wonder: Not for nothing is she tired. She worked so hard all week long! Não é à toa que ela está cansada.

1. Grande à toa. [Regionalismo] Pessoa lerda.

Significado de Toa
substantivo feminino Corda com que uma embarcação reboca outra; sirga.

A locução em vão deriva da junção da preposição em e do adjetivo vão, que significa inútil.

Regras de quando NÃO usar crase
A crase não deve ser usada nas seguintes situações: antes de palavras masculinas; antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe);

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

Entre outros significados, essa expressão é sinônima de: não corresponder, não dizer respeito a, não ter relação com, não ser do interesse de.

É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante". Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

Continuar lendo É atoa ou à toa?