Não devem ou não deve?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Como o sujeito está no plural, o verbo também tem de estar. Por isso o auxiliar fica no plural: “devem”. A frase equivale à seguinte: “Os filhos não devem ser premiados pelas notas”.

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se".

No presente do conjuntivo: Acredito QUE ele DEVA chegar hoje. (Aqui você está supondo.) No presente do indicativo: Ele DEVE chegar hoje. (Aqui você está afirmando e/ou "obrigando" que algo aconteça.)

O verbo existir é erradamente conjugado no singular com sujeito plural, por se estabelecer uma relação errônea com o verbo haver. Este verbo é impessoal, sem sujeito, quando assume significado de existir, devendo ser conjugado apenas na 3ª pessoa do singular.

Deve haver” / “Devem haver”
Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.

Sinônimo de devem

  • Têm obrigação de: 1 têm de, têm que, precisam, necessitam, carecem.
  • Têm dívidas: 2 têm dívidas, estão em débito, estão em défice.
  • Há a possibilidade: 3 há a possibilidade, há a probabilidade, há a eventualidade, há a intenção.
  • Estão agradecidos a: 4 agradecem.
  • Têm compromisso moral:

Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe. Encontrar-se obrigado a se devotar ou se consagrar a: deve-se à religião e à esposa.

Conjugação do Verbo Dever - Conjugação de Verbos.

Eu também. Prefira, então, CONDICIONADORES DE AR. Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa.

Ambas as frases estão correctas.

O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.

A forma devapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de dever] , [terceira pessoa singular do imperativo de dever] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de dever] .

dever

devetu
devaele, ela, você
devamosnós
deveivós
devameles, elas, vocês

Significado de Deve
substantivo masculino [Comércio] Débito ou despesa de um estabelecimento comercial, de uma instituição, que se lança nos livros de contabilidade.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Verbos impessoais são verbos que, não apresentando sujeito, são conjugados apenas na 3. ª pessoa do singular. Os principais verbos impessoais são o verbo haver (apenas com sentido de existir), o verbo fazer (quando indica tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.

No enunciado “Já fazem muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”, o uso do verbo “fazer” está incorreto; pois, quando indica tempo decorrido, esse verbo é impessoal e, portanto, deve estar no singular: “Já faz muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.