Irá ter 4 ano do ensino médio?

Perguntado por: varruda . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

A criação do 4º ano do ensino médio também chegou a ser anunciada pelos governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão. No RS, foi elaborado um programa de recuperação que pode ser comparado a um 4º ano, voltado para os estudantes que haviam se formado durante a pandemia (2020 e 2021).

Vinculado ao MEC, o Conselho Nacional de Educação vai sugerir às redes públicas de ensino que implementem o 4º ano com matrícula opcional para os estudantes. Essa recomendação havia sido feita às secretarias de educação durante a pandemia e agora será retomada, de acordo com Luiz Curi, presidente do órgão.

A nova estrutura permite que os alunos escolham itinerários formativos alinhados com seus interesses, o que resulta em um aprendizado mais individualizado e engajador. Além disso, o Novo Ensino Médio 2023 tem um forte enfoque em habilidades e competências.

A suspensão foi publicada ontem pelo Ministério da Educação.
Segundo Lula, uma nova proposta será apresentada após uma nova rodada de discussões com a sociedade civil. Nós vamos suspender por um período, até a gente fazer um acordo que deixe todas as pessoas satisfeitas com o ensino médio nesse país. É isso.

Brasília e São Paulo
Pressionado por críticas crescentes de educadores e estudantes, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai suspender a implementação do novo ensino médio. Uma portaria deve ser publicada nos próximos dias com a alteração do cronograma para as mudanças.

O Governo Federal anunciou a suspensão do cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio. A portaria que suspende os processos tem como objetivo ampliar as discussões e debates acerca da aplicação dos novos modelos, reforçando o potencial benefício aos estudantes.

O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, os sistemas de ensino deverão certificá-lo no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu.

Lembremos que o Novo Ensino Médio foi aprovado com uma canetada no governo de Michel Temer, sem discussão, sem debate e sem a sensibilidade para entender que não há uma estrutura básica para atender as demandas desse novo plano de educação.

Desde o ano passado a realidade das escolas mudou de forma inesperada, tanto para estudante, quanto para professores.

nove anos de idade

O 4º ano do Ensino Fundamental I, estipulado para as crianças com nove anos de idade, tem como foco aprimorar os conhecimentos e habilidades adquiridos na área da linguagem, com ênfase na leitura e na interpretação de diferentes portadores de texto.

O modelo deixa de ter 13 disciplinas obrigatórias e passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos itinerários formativos, dentre os quais o aluno pode optar pelo que mais se encaixa em seu projeto de vida.

As principais mudanças do Novo Ensino Médio são o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno.

Em 2023, a implementação segue, com o 1º e 2º anos e, em 2024, o ciclo de implementação termina, com os três anos do ensino médio.

As principais mudanças do novo ensino médio incluem a flexibilização curricular, a introdução de itinerários formativos, a inserção do ensino técnico e profissionalizante e a ênfase no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Em relação às ações de curto prazo, algumas prioridades iniciais já têm seus frutos: aumento em 54% na oferta de bolsas para a formação de professores, incluindo as do programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); reajuste no repasse federal para a merenda escolar; anúncio de uma pesquisa com professores da rede ...

Entre essas prioridades, segundo membros da equipe de transição, estão a alimentação escolar, recuperação da aprendizagem pós-pandemia, implementação do novo Ensino Médio e do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) — que deverá passar por mudanças em 2024.

A exceção é o atual presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (coligação PT/PRB/PCdoB), que completou apenas o ensino fundamental (antigo 1º grau).

Nesta quarta-feira (12), o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a "preocupação" com o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) e as "distorções" na implementação do Novo Ensino Médio levaram à suspensão do cronograma do novo modelo.

Terminei meus estudos em escolas regulares, porém, gostaria de refazer o ensino fundamental ou médio. Existe essa possibilidade? Informamos que uma vez concluído o ensino fundamental ou ensino médio não é possível refaze-los, pois já existe um registro de conclusão publicado.