Foram ou forão no passado?

Perguntado por: rsalgueiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Como escreve: foram ou forão? A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final.

pretérito mais que perfeito: fora, foras, fora, fôramos, fôreis, foram. futuro do presente: irei, irás, irá, iremos, ireis, irão. futuro do pretérito: iria, irias, iria, iríamos, iríeis, iriam.

Foram vem do verbo ir. O mesmo que: saíram, partiram, compareceram, apareceram, apresentaram, caminharam, locomoveram, movimentaram, marcharam.

6 ocorreram, aconteceram, sucederam, deram-se, desenrolaram-se, realizaram-se, passaram-se, decorreram, desenvolveram-se, evoluíram, transcorreram, verificaram-se.

A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.

Dependendo do contexto “Quem foram” está correto. Foram é a conjugação do verbo ir na 3ª pessoa do plural no pretérito perfeito e pretérito mais que perfeito. Exemplo1: Quem foram os engraçadinhos que bagunçaram meu jardim? (Está correto, pois o sujeito está no plural, concordando com a conjugação do verbo ir).

terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ser: Babilonia foi a capital da antiga Mesopotamia.

“Um milhão FOI GASTO”; “Dois milhões FORAM GASTOS”. Quando houver especificador, o verbo pode concordar no singular ou preferencialmente no plural: “Um milhão de dólares FOI GASTO ou FORAM GASTOS no projeto”.

A palavra foram é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Apresenta três radicais distintos: eu vou, eu fui, eu ia. Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.

“Muitos de nós foi à festa”?; “Muitos de nós foram à festa”?; ou “Muitos de nós fomos à festa”? Pois bem, quando isso ocorrer, o verbo tanto poderá concordar na terceira pessoa do plural (“Muitos de nós foram à festa”) quanto com os pronomes “nós” ou “vós” (“Muitos de nós fomos à festa”).

Recebido
ADJ. Diz-se do que foi dado, de valor que foi depositado em conta. Que teve recepção ou que foi admitido. Os arquivos foram recebidos por e-mail.

Sendo um particípio, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere: dado o, dados os, dada a e dadas as. Exemplos: Dado o imprevisto, os planos foram cancelados. Dados os resultados, serão necessárias novas análises.

Foi. 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ir.

Regra básica: o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Rigorosamente o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.

tiveram Tiveram vem do verbo ter. O mesmo que: experienciaram, efetuaram, definiram, trouxeram, ocuparam, apresentaram, houveram,...

Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias. Exemplos com determinação do substantivo: É necessária a comparência de todos os intervenientes. É necessária a colocação de sinalização de segurança.

Modo indicativo

Pretérito mais-que-perfeito do indicativoFuturo do presente do indicativo
(eu) fizera (tu) fizeras (ele) fizera (nós) fizéramos (vós) fizéreis (eles) fizeram(eu) farei (tu) farás (ele) fará (nós) faremos (vós) fareis (eles) farão

(Muitos brinquedos foram vendidos.) Vendeu-se apenas um brinquedo. (Apenas um brinquedo foi vendido.)