Foram feitas ou foram feitos?

Perguntado por: egoulart . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Portanto, as duas formas estão corretas.

Significado de Feito
adjetivo Realizado, consumado; constituído. Adulto: homem feito. conjunção Como, tal como: chorava feito criança. locução adverbial De feito, O mesmo que de fato.

Regra básica: o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Rigorosamente o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

Feitos é o plural de feito. O mesmo que: ações, obras, acabados, actos, completos, concluídos.

ADJ. Aquilo que já é formado, constituído. Que foi executado, feito, acabado. Que está pronto para ser consumido.

1 Ação ou obra que se faz ou produz, ou que ocorre; atitude, ato, obra. 2 Aquilo que se pretende fazer, alcançar; intenção, objetivo, propósito: O feito de todos é passar pela vida com dinheiro e saúde.

Verbo ir - Estiveram de uma certa forma: 4 estiveram, andaram, passaram, seguiram, saíram-se, permaneceram.

2 feitos, obras, atos, ações, realizações, práticas. Que foram realizadas: 3 realizadas, prontas, efetuadas, executadas, exercidas, efetivadas, praticadas, empreendidas, cometidas, desempenhadas, prestadas, consumadas.

Feito com esmero: 1 esmerado, caprichado, correto, acurado, aperfeiçoado, aprimorado, apurado, bem-acabado, bem-apresentado, bem-lançado, burilado, cuidado, preciso, primoroso.

Benfeito” = substantivo: “O benfeito dele foi de grande valor para o país”. “Bem-feito” = adjetivo: “Achei o serviço muito bem-feito”. “bem feito” = quando “bem” é advérbio e não está agregado a “feito”: “O serviço foi [bem] feito por Mariana”; e quando é uma expressão interjetiva: “Ele escorregou na gramática.

recebido - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularrecebidorecebida
Pluralrecebidosrecebidas

“Um milhão FOI GASTO”; “Dois milhões FORAM GASTOS”. Quando houver especificador, o verbo pode concordar no singular ou preferencialmente no plural: “Um milhão de dólares FOI GASTO ou FORAM GASTOS no projeto”.

Dado sim é um particípio; não rege preposição, portanto não forma uma locução, mas concorda com o substantivo sequente: Dado o mau tempo / dados os raios e trovões / dada a chuva / dadas as condições de tempo, não fomos à praia.

Como se escreve: foram ou forão? A língua portuguesa não admite a palavra forão como verdadeira. Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser.

O verbo ir nem está como transitivo directo nem como transitivo indirecto. O verbo ir é intransitivo. O se não é, nem pode ser partícula apassivadora, porque o verbo ser é um verbo neutro, isto é, o sujeito não pratica nem recebe nenhuma acção, porque o verbo ser não significa acção.

Foram vem do verbo ir. O mesmo que: saíram, partiram, compareceram, apareceram, apresentaram, caminharam, locomoveram, movimentaram, marcharam.

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado.

A forma correta de escrita dessa locução é devem ser:

  • devem ser entregues;
  • devem ser submetidos;
  • devem ser contabilizados;
  • devem ser feitos;
  • devem ser tratados;
  • devem ser ouvidos;