Foram capazes ou foram capaz?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Só podemos dizer capazes, porque é o plural de capaz. O mesmo com eficazes, plural de eficaz.

Adjetivo

SingularPlural
Masculinocapazcapazes
Feminino

1 aptos, capacitados, preparados, habilitados, qualificados, instruídos, ensinados.

É capaz: 1 pode, consegue, controla, logra, tem potencial.

Naturalmente, capacidade é outra derivada.

Qual o plural de arroz – arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.

capaz - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularcapazcapaz
Pluralcapazescapazes

O seu uso mais comum é para demonstrar que não há condições de determinada coisa ser feita. Em seu sentido literal, a palavra “capaz” está relacionada a uma pessoa que pode ou consegue fazer determinada ação, ou seja, essa pessoa tem a capacidade de realizar.

As grafias capaz e capas estão corretas e ambas as palavras existem no dicionário de português. Entretanto devem ser usadas em momentos diferentes, porque capaz, com z, é um adjetivo usado para dizer que um indivíduo possui capacidade de realizar algo e capas, com s, é o plural da palavra capa.

"Capaz" – sem o "bem" na frente – também pode significar "como assim", coisa que muitos gaúchos não notam e usam sem perceber: — Meu filho quebrou a perna. — Capaz?

adjetivo Que tem capacidade, condições para fazer ou realizar determinada coisa.

Felizes é o plural de feliz. O mesmo que: alegres, contentes, afortunados, faustos, jubilosos, prazenteiros, prósperos, satisfeitos, vantajosos.

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

Rigorosamente, o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.