Foi pego ou foi pego?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Ele foi pego de surpresa ou Ele foi pegado de surpresa? Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.

Pego, com a vogal e aberta, é forma do verbo pegar (eu pego)".

Ratifico: inexistem as formas, no particípio, “foi compro”, “foi trago”, “tem chego”. Por outro lado, devido ao uso, o verbo “pegar” acabou se tornando, no Brasil, abundante. Usando corretamente o verbo auxiliar, vale sim registrar: “A Polícia tinha pegado prova contra o traficante.”

Que foi pego com as mãos: 2 pego, pegado, colhido, recolhido, catado, buscado, recoltado. Que foi segurado com as mãos: 3 segurado, seguro, agarrado, amparado, retido.

1. Fazer aderir, colar, unir. 2. Agarrar, segurar.

Significado de pego: Paralisado por causa de drogas, chapado, travado.

“Chego” ou “chegado”? A resposta é “chegado”. Afinal, não existe particípio irregular para o verbo “chegar”. Portanto, usar o vocábulo “chego” em locuções verbais formadas pelos verbos “ter” ou “haver”, como em “tinha chego”, só se justifica em linguagem coloquial.

Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem forma plena (chegado), e não a forma contrata (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado.

O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”

Gíria marinheira para pessoa com problema. Aquele rapaz está todo pegado.

Nos verbos abundantes, o particípio regular é usado de forma preferencial com os verbos auxiliares ter e haver, na voz ativa. Já o particípio irregular é usado de forma preferencial com os verbos auxiliares ser e estar, na voz passiva. Não sei se a encomenda veio certo, já tinham entregado quando cheguei.

Após os verbos ter ou haver, devemos usar a forma regular: “havia suspendido”, “tinha ganhado”, “havia gastado”, “tinha conquistado”. Após os verbos ser ou estar, usa-se a forma irregular: “foi aceito”, “estava suspenso”, “fora ganho”, “era gasto”, “será pago”. Exemplos: O time tinha ganhado o último campeonato.

PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).

Na hora, no momento exato. Ele foi pego com armas ilegais no ato.

1 largar, soltar, deixar, libertar, livrar, perder.

Significado de 011: Quem é paulista e paga de bandido.

Continuar lendo Como foi pego El Chapo?