Foi o primeiro profeta a profetizar após o exílio?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ezequiel

Ezequiel registra sua visão da restauração de Israel após o exílio nos últimos dias. O Senhor promete reunir os israelitas do cativeiro, levá-los de volta a suas terras prometidas, renovar Seu convênio com eles e reunir os reinos de Israel e Judá.

Resumo. O Dêutero-Isaías, a quem se atribui Is 40-55, assumiu a tarefa de consolar os israelitas deportados na Babilônia. Sua profecia é introduzida com o imperativo: “Consolai, consolai meu povo, diz vosso Deus” (Is 40,1).

Os “primeiros profetas” são aqueles que surgiram no momento em que a profecia estava provavelmente apenas a começar a surgir em Israel. Estão registadas narrativas sobre estas pessoas, como Samuel e Elias, nos sete primeiros livros históricos da Bíblia, de (Josué a 2 Reis ).

Além das fontes arqueológicas, as fontes dos livros históricos e proféticos da Bíblia, como os livros de Daniel, Ezequiel, Jeremias, Neemias e Esdras, são de importância salutar para a compreensão dos acontecimentos que marcaram esse momento.

70 anos

O conteúdo do livro de Jeremias pode ser organizado desta maneira: Capítulo 1 relata a vocação de Jeremias ao trabalho profético. Capítulos 2 a 25 contém profecias contra o povo de Judá e seus líderes civis e religiosos. A famosa profecia de 70 anos de cativeiro se encontra no capítulo 25.

Oséias

Interpretar a vida de Oséias não é fácil, ele é um símbolo dos acontecimentos de seu povo e época. Sua mensagem profética e sua história caminham lado a lado. Só para que possam ter compreensão ele casou-se com uma prostituta, Deus o deu esta ordem.

C.). Para além desta ação bárbara, foi decretada a deportação dos seus habitantes, que a partir daquele momento viveram exilados na Babilónia, fazendo cumprir a profecia de Jeremias, pois o reino de Judá deixava de existir.

Jeremias foi um profeta cujo ministério coincidiu com o reinado dos últimos cinco reis de Judá e parte do período do cativeiro babilônico.

Ezequias revela sua riqueza a Babilônia — Isaías profetiza o cativeiro babilônico. 1 Naquele tempo enviou aMerodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, cartas e um presente a Ezequias, porque tinha ouvido dizer que havia estado doente e que já tinha convalescido.

Quando os babilônios ficaram sabendo que os egípcios estavam chegando, eles se afastaram por um tempo. Essa retirada deu a Judá uma falsa esperança de que o Egito os salvaria. Jeremias disse a Zedequias que isso não aconteceria. Devido a essa profecia, Jeremias foi colocado numa prisão.

40 anos

Isaías foi profeta em Jerusalém por cerca de 40 anos (de 740 a 701 a.C., aproximadamente), durante o reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés do reino de Judá, ao sul. Ele era casado e tinha pelo menos dois filhos (ver Isaías 7:3; 8:1–3).

São João Batista

Testamento. Ele veio fazer a ligação do Antigo ao. Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc.

Moisés

Moisés, um profeta do Velho Testamento, conduziu milhares de seu povo do Egito e da escravidão para a terra prometida. Ele escreveu os primeiros cinco livros do Velho Testamento e registrou os Dez Mandamentos.

De como os reis persas, depois de conquistarem a Babilônia dos caldeus, encerraram o Exílio imposto por Nabucodonosor aos judeus, decretaram a reconstrução do Templo de Yaweh e a patrocinaram, interromperam, retomaram e concluíram, e finalmente instituíram a Grande Assembleia de Israel.