Foi no OU FOI AO?

Perguntado por: slopes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

“Ir para algum lugar” dá ideia de permanência longa ou definitiva; “Ir a algum lugar” dá ideia de permanência curta. Por isso é que, quando alguém morre, não se diz que a pessoa ”foi ao céu”, porque de lá ninguém volta (nem do inferno). É melhor “ir ao hospital” do que “ir para o hospital”.

Se você tiver dúvidas,por exemplo: Nós vamos ao cinema ou no cinema ? E outros. Saiba que o certo é "Ir ao cinema".

O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Neste caso “no” é indicativo de lugar (em+o) e, assim, sugere que a pessoa está “colada” no telefone. Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

Portanto, as duas formas estão corretas.

Foi é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Deverá ser usado quando o sujeito for ele, ela, você: Foi ele.

As duas formas estão corretas e podem ser usadas quer numa linguagem informal, quer numa linguagem formal. Num é a forma contraída da preposição em com o artigo ou numeral um: em + um = num. No domingo, almocei num restaurante mexicano. No domingo, almocei em um restaurante mexicano.

“Cristina precisa ir à aula”. A preposição “a” é exigida pelo verbo “ir”, pois o verbo indica movimento em direção a algum lugar. Regra geral: Sempre haverá crase da preposição mais artigo se o termo regente exigir a preposição a e se o termo regido aceitar o artigo feminino a (as).

Observe que o verbo ir requer a preposição a e o substantivo cidade pede o artigo a. 1. Preposição a + artigos a, as: Fui à feira ontem.

Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase. Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.

Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória! Portanto, o correto é: Nós assistimos ao jogo!

"Vou no mercado" ou "Ao mercado?" ao mercado". Pois se "vai a algum lugar", e não "em". Não se esqueça!

A terminação AM é utilizada quando a palavra for verbo e a sílaba tônica estiver na penúltima sílaba (paroxítona); enquanto a terminação ÃO é utilizada em palavras que são verbos e a sílaba tônica for a última (oxítonas).

RESPOSTA: VAI AO MÉDICO.

As duas orações estão corretas, a diferença está no sentido de cada uma. Enquanto que a oração "Eu vou ao shopping." se refere a uma ação habitual - ir todos os dias ao shopping - a oração "Eu vou ir ao shopping." se refere a uma ação pontual que será realizada no futuro - ir ao shopping dia tal.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Assiste-se “a” alguma coisa. Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar.

O particípio passado do verbo falar é "falado": eu tinha falado, eu havia falado. "Olá! O correto é 'eu tinha falo' ou 'eu tinha falado'?" (Natália Marques) O verbo "falar" não tem particípio irregular, Natália. Deve-se dizer "eu tinha falado".

A forma correta de concordância é dadas as, como em: dadas as circunstâncias, dadas as informações, dadas as respostas, dadas as indicações,… Sendo um particípio, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere: dado o, dados os, dada a e dadas as. Exemplos: Dado o imprevisto, os planos foram cancelados.