Foi Maria irmã de Lázaro que ungiu os pés de Jesus?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Maria de Betânia, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus como um símbolo de Sua iminente morte e de Seu sepultamento. No dia seguinte, Jesus fez Sua entrada triunfal em Jerusalém e predisse Sua morte. Apesar de Seus milagres, algumas pessoas não acreditaram que Ele era o Salvador, o Messias prometido.

Maria, José e Jesus
Maria era uma camponesa e quando jovem vivia longe do centro religiosos de Jerusalém, com seu templo, sua aristocracia sacerdotal e riqueza. Segundo os historiadores, Maria não deve ter recebido nenhuma instrução formal.

Maria de Betânia foi uma mulher humilde e amorosa, que valorizou muito a presença de Jesus. Ela era irmã de Lázaro e Marta, e tinha um relacionamento próximo com Jesus, o qual apreciava sua hospitalidade e amizade.

e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

Na Antiguidade, o perfume estava ligado a questões de ordem religiosa, sagrada, mas conforme passam os séculos, as fragrâncias começam a adquirir um valor terapêutico, de higiene e de prevenção de contágio de doenças, para finalmente adquirir um uso essencialmente hedonista.

Quando Jesus foi questionado se ele não se importava com aquela situação, a resposta foi surpreendente: “Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas...”. Jesus apontou que cada uma delas podia fazer as escolhas que quisesse, mas Maria havia escolhido a boa parte e Jesus não ia lhe tirar isso.

Mateus se refere a esse mesmo grupo de mulheres, registrando que, na cruz, “estavam ali olhando de longe muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galileia, servindo-o, entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu” (Mateus 27:55–56).

Marta tomou para si a responsabilidade principal de ser uma boa anfitriã, talvez oferecendo alimento e abrigo para seus convidados, enquanto sua irmã, Maria, sentou-se aos pés de Jesus e O ouvia falar (ver Lucas 10:38–42).

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

Depois da paixão de Cristo, Maria deixou Jerusalém, e teria morado no lugar denominado Panaya-Kapulu, perto de Éfeso, num vale coberto por florestas, onde ainda existe a sua casa, sendo aceita a versão de que São Paulo sabia o local.

Maria intercede por nós (Lc 1,39-47)

Maria, também aparece apenas três vezes em cena, nos evangelhos, (Lc 10; Jo 11; Mt 26). É a mulher atenta e contemplativa, que dá mais atenção ao Senhor do que às “coisas do Senhor”. De Lázaro sabemos apenas o que dele se diz no evangelho de João (11, 1-14; 12, 1-2).

  • Marta de Betânia
  • Maria de Betânia

Segundo a bíblia, Lázaro de Betânia foi um amigo de Jesus que foi ressuscitado após quatro dia do seu sepultamento. O nome Lázaro é originado do hebraico, sendo uma derivação de Eleazar e com significado "ajudado por Deus".

Maria de Betânia, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus como um símbolo de Sua iminente morte e de Seu sepultamento.

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele tinha ressuscitado dos mortos. Lá, ofereceram-lhe um jantar.

Quando a moça era pedida em casamento, deveria quebrar o vaso aos pés do noivo, com isso ela honrava seu futuro marido. Entre os perfumes mais preciosos estava o Nardo, proveniente de Tarso, na Cilicia.

Os mais conhecidos são a mirra e o incenso que os Três Reis Magos oferecem ao bebê que acaba de nascer em Belém; ou o nardo que uma mulher usa para perfumar a cabeça e os pés de Jesus de Nazaré.

E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. No capítulo 14 de Marcos, é mencionado que o frasco de perfume em questão custava 300 denários, quantia que correspondia aproximadamente a 300 dias de salário, o que significa que era um óleo muito caro.