Foi longe demais ou de mais?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação.

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais.

Quando usar demais? A palavra demais, escrita tudo junto, é considerada um advérbio de intensidade. Assim, tem a capacidade de intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Nesse caso, demais significa algo em demasia e exprime excesso.

De forma excessiva: 1 excessivamente, sobejamente, demais, imenso, muito, sobremaneira, sobremodo, assaz, bastante, deveras, sobreposse, imensamente, exageradamente, em demasia, desmedidamente. Excessivamente: 2 demasiado.

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

O que significa Demais:
Demais é um advérbio que significa demasiado, indicando alguma coisa que está em excesso ou demasia. Alguns sinônimos de demais são muito, bastante, descrevem algo que está acima do normal, ou é exagerado.

Ela é linda demais. (intensifica o adjetivo “linda”) Ela fala bem demais. (intensifica o advérbio “bem”)

A forma mais comum de usar “mais” é como advérbio de intensidade, mas existem outras opções. Esta palavra pode receber classificações variadas a depender do contexto da oração. E assumir a forma de um substantivo, pronome indefinido, advérbio de intensidade, preposição ou conjunção.

Quando JUNTO é empregada como ADVÉRBIO, NÃO pode flexionar, isto é, é uma única palavra para o singular ou para o plural; quando empregado como ADJETIVO, pode flexibilizar para o feminino ("junta") ou para o plural ("juntos" / "juntas"). esperamos seja funcional).

A forma correta de escrita da expressão é nada de mais, escrita de forma separada. A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual.

Isso porque “demais” (junto) exprime a ideia de intensidade. Por isso, tem o sentido de “em excesso” ou “muito”!

Demais é usado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios para indicar intensidade e excesso: falar demais (falar excessivamente) doce demais (intensamente doce) lindo demais (intensamente lindo)

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.

O contrário de demais é: 1. pouco.

1. perto, próximo, vizinho, aproximado, encostado, junto, pegado, chegado, rente, adjacente, contíguo, confinante, limítrofe, fronteiriço, propínquo, vicinal, adjunto, circum-adjacente, circunjacente, circunvizinho, convizinho, avizinhado, abeirado, achegado, acercado, abarbado, cerca, finítimo, imediato.

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.