Foi há muito tempo?

Perguntado por: odias . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "" para tempo passado.

Note que, enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.

Há pouco é utilizado para indicar tempo decorrido, algo que aconteceu no passado. Exemplo: Ele passou aqui há pouco procurando por você. A pouco é utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, algo que acontecerá no futuro. Exemplo: Ele voltará daqui a pouco.

Há pouco deve ser empregado para indicar tempo decorrido, isto é, algo que aconteceu no passado. A pouco deve ser utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, ou seja, algo que acontecerá no futuro.

HÁ TEMPO = O verbo haver em há tempo indica tempo decorrido e pode ser substituído por faz: Estamos morando em Aracaju há tempo.

“Ela chegou da Itália há pouco tempo” (= faz pouco tempo). governador.” Em ambos os casos, note que existe a ideia de tempo transcorrido. Empregamos “a pouco” (com a preposição “A”) quando a ideia é de tempo futuro ou de distância a ser percorrida.

Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

O adequado, então, é o seguinte: – Estou há dias ensaiando para falar com você.

A expressão correta é há anos. O uso do advérbio atrás é completamente redundante neste caso. O verbo haver, como verbo impessoal, é acompanhado por uma expressão de tempo que já indica tempo decorrido. Repare que não será correto dizer: decorreram anos atrás.

Sinônimo de

  1. Tem existência: 1 tem, existe, resta.
  2. Faz um determinado período de tempo: 2 faz, completa-se, perfaz.
  3. Está presente: 3 está, encontra-se, acha-se, apresenta-se.
  4. Acontece: 4 acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se.
  5. Entende-se com alguém:

Quando nos referimos a um tempo passado empregamos o verbo haver, que indica tempo decorrido e não admite flexão, ou seja, sempre é utilizado no singular ().

Dessa forma, a palavra deve ser utilizada sempre que nos referirmos ao passado, dando o significado de tempo decorrido.

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão.

Com o “h” o “” representa uma forma do verbo haver. Assim, podemos utilizar o “” quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e possui o sentido de “existir”. Essa forma verbal é conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

A pouco: indica futuro
Embora a expressão agora a pouco esteja errada, a construção a pouco pode ser utilizada em outros contextos, indicando algo que ainda não aconteceu, ou seja, uma ação no futuro: Daqui a pouco sairei de casa. Daqui a pouco tenho uma consulta. Ele chegará daqui a pouco.