Foi eu quem fez ou fui eu que fiz?

Perguntado por: oalbuquerque . Última atualização: 2 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Quem É eu? ( e não : quem SOU eu). O SUJEITO; "EU" SERÁ O PREDICATIVO.

Questão 03. Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também está(ao) correto(s) os períodos abaixo: 01) Fui eu que fiz o casamento.

Para começar, vamos notar que nem colocamos em questão a conjugação do primeiro verbo: é “fui eu” e pronto. Não existe a forma “foi eu”: o verbo precisa concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Fui vem do verbo ir. O mesmo que: saí, parti, compareci, apareci, apresentei, caminhei, locomovi, movimentei, marchei.

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas. Apesar disso, é válido anotar sobre o uso de prosopopeia ou animismo na literatura, quando "objetos, coisas" são personificados: "O dinheiro, de quem se fez escravo, cavou-lhe antes do tempo a sepultura."

Fez é também forma derivada do verbo fazer, com o sentido de realizar: ele fez o trabalho ontem. O Fez é usado no Egito e no norte da África onde é também chamado tarbuche. Outrora, o fez era colorido com uma tintura extraída do suco de frutas vermelhas encontradas somente no Marrocos.

após o verbo fazer. exemplo e construções como é ela fez com que ele se revoltasse. ouanna fez que ele se revoltasse ela perguntou se essa posição com. ela é admissível que a gente pode colocar se é obrigatório é você a gente deve tirar e tal os amigos acontece o seguinte vamos fazer ele é transitivo direto.

A forma correcta é «ele chamou-me [nome]». Ele chamou-me Carlos, ela chamou-lhe filho, eu chamei-lhes parvos. Suspeito que os exemplos referidos não sejam acidentais.

Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)

Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).

'Eu que agradeço' ou 'quem agradece sou eu'?
Há um tempo devia a ele o esclarecimento da seguinte dúvida: “EU QUE AGRADEÇO” ou “QUEM AGRADECE SOU EU”? Bem, senhor Moysés e demais leitores, as duas formas estão corretas.

Calma, não se desespere. Eu vou explicar: o particípio de falar é FALADO. Não é FALO. A frase correta é, portanto, EU TINHA FALADO.

Felicitações casamento carinhosas.
Estou muito feliz de poder celebrar esse momento tão especial com vocês. Desejo toda a felicidade do mundo para vocês.” “O amor de vocês é inspirador, um verdadeiro oásis no mundo em que vivemos.” “Que a cada dia haja mais amor, respeito e felicidade no casamento de vocês.