Foi entregue ao OU PARA?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

"O verbo entregar pede a preposição 'a' junto à pessoa a quem se entrega: Entregou o jornal ao vizinho.

As duas formas podem estar corretas, em função do contexto.
Entregar é um verbo com dois particípios, um regular - entregado - e outro irregular - entregue. Entregado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver e não varia em género e número: – Ninguém tinha entregado uma proposta.

Quanto às locuções a domicílio e em domicílio, apesar de alguns pensarem que somente a segunda é correta, na verdade, as duas são válidas e têm o seu emprego referendado de acordo com o contexto. A domicílio sempre será usado comverbos ou substantivos regidos pela preposição A.

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

  1. - entrega (tu) entregue (ele/ela) entreguemos (nós) entregai (vós) entreguem (eles/elas)
  2. - não entregues (tu) não entregue (ele/ela) não entreguemos (nós) não entregueis (vós) não entreguem (eles/elas)
  3. para entregar (eu) para entregares (tu) para entregar (ele/ela) para entregarmos (nós) para entregardes (vós)

Aprender que é preciso exigir mais de si mesmo; aplicando o verdadeiro esforço. Entregar-se ao resultado significa eliminar o sentimento de autopiedade, aquele que nos leva acreditar que sempre estamos sendo vítima de alguém ou de alguma coisa.

1 dado, confiado, entregado, cedido, oferecido. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que foi levado a algum lugar: 2 levado, transportado, trazido, recebido, conduzido.

Que foram entregues: 2 apresentados, expostos, entregados, submetidos, sujeitados, remetidos, sujeitos, obrigados.

Tinha chego ou tinha chegado atrasado? Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem forma plena (chegado), e não a forma contrata (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado. Dê uma chegada (não um chego) aqui.

  1. Presente (Subjuntivo) eu. entregue. tu. entregues. ...
  2. Pretérito Imperfeito (Subjuntivo) eu. entregasse. tu. entregasses. ...
  3. Futuro (Subjuntivo) eu. entregar. tu. ...
  4. Futuro (composto) (Subjuntivo) eu. tiver entregado; entregue. tu. ...
  5. Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto) (Subjuntivo) eu. tivesse entregado; entregue. tivesses entregado; entregue.

entregues | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa. hilaridade ou hilariedade?

Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. — A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.

Veja abaixo quais são os principais.

  1. 1 – Correio. Vamos começar por um dos mais antigos tipos de entrega utilizados tanto por pessoas, quanto por empresas: os correios. ...
  2. 2 – Transportadora. ...
  3. 3 – Frota própria. ...
  4. 4 -Click & Collect / Pick up in store. ...
  5. 5 – Drones.

Veja aqui:

  1. Envio pelos Correios. O envio pelos Correios é uma das modalidades mais usadas pelos comércios eletrônicos brasileiros. ...
  2. Entrega pela Melhor Envio. ...
  3. Frete com transportadoras. ...
  4. Envio por FedEx. ...
  5. Entrega com veículo próprio. ...
  6. Entrega por motoboy. ...
  7. Entrega de bicicleta. ...
  8. Retirada no local.

As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.

Neste caso “no” é indicativo de lugar (em+o) e, assim, sugere que a pessoa está “colada” no telefone. Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

a - no sentido de comunicar, avisar, dar informação: admite duas construções: 1 - objeto direto de pessoa e indireto de coisa (regido pelas preposições “de” ou “sobre”). Ex.: Informou todos do ocorrido. 2 - objeto indireto de pessoa (regido pela preposição “a”) e direto de coisa.

Entregado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver e não varia em género e número: – Ninguém tinha entregado uma proposta. Entregue utiliza-se com os verbos auxiliares ser e estar : – A proposta está entregue.