Foi ele quem disse ou que disse?

Perguntado por: dferreira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o correto será sempre “fui eu”, não “foi eu”, isso porque o verbo precisa concordar com o sujeito da oração e, como o sujeito está expresso no pronome pessoal “eu”, a concordância adequada será feita com o verbo fazer no pretérito perfeito do indicativo, ou seja, “fui” ...

Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.

Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

CONCORDÂNCIA. A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."

Quem foram? (Está incorreto, pois o verbo deve concordar com o sujeito que executou a ação, sendo o correto, “Quem foi”?). Sendo assim, dependendo do contexto utilizado e conjugações apropriadas, “Quem foram” está correto.

seguidores sou eu quem fala sou eu quem fala bem quando o sujeito foi o pronome relativo quem o verbo poderá concordar com o antecedente. ou com o próprio pronome. ficando na terceira pessoa. do singular assim gente fui eu quem pintei este quadro ou então fui eu quem pintou este quadro as duas formas estão corretas.

agosto 9, 2021. Na maioria das vezes você pode usar “ele disse” e “ela disse” para indicar seu diálogo e não há nada de errado com isso. Por outro lado, ao escrever um diálogo interessante, às vezes outras palavras podem ser utilizadas para ajudar seus personagens a declararem com ênfase sentimentos e ações.

Há quem ou à quem (ou a quem)?
As duas formas há quem e a quem estão corretas, contudo seus significados são diferentes. A forma “à quem” está incorreto. Ou seja, é escrito com há ou com a conforme o contexto. Há quem é equivalente a dizer que existe pessoa, pessoas, alguém etc.

O pronome quem só pode referir-se a pessoas e nunca a coisas.

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

ANÁLISE: A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).

Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)