Foi dito ou fora dito?

Perguntado por: aoliveira7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A forma correta de escrita é fora de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem acento circunflexo. Fora e estamos a nos referir à forma verbal dos verbos ir e ser é a primeira e terceira pessoas do pretérito mais que perfeito de ambos os verbos. Nem que ele fora atrás deles.

Significado de Fora
interjeição Voz áspera para expulsar alguém de um recinto, vaiar ou patear interpretação teatral ou musical, discurso político etc. preposição Com exclusão de; além de; exceto: deram-lhe todo o dinheiro, fora os lucros, que foram depositados.

O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Refira-se ainda que construção «não fora» é equivalente a «se não fosse» ou «não fosse», que têm o mesmo comportamento com orações: 4 – «Se não fosse/Não fosse os polícias estarem distraídos, ter-me-iam apanhado.»

Portanto, as duas formas estão corretas.

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

Contrário de fora: 5 viva, avante, adiante, arriba, coragem.

O contrário de fora é: Contrário de no exterior: 1 dentro, interiormente, no interior, incluso, incluído, incorporado, entre, no íntimo, no meio.

Assim como “fora”, que é advérbio de lugar, temos também “dentro”.

1ª) Os foras-da-lei OU os fora-da-lei? O correto é os fora-da-lei.

Significado de Foi
substantivo deverbal Ação passada de ser; ação de expressar uma condição, particularidade, qualidade permanente e própria; ação de existir, de possuir existência: ele foi uma boa pessoa; ele foi ator. Etimologia (origem da palavra foi). Forma regressiva de ser.

adjetivo Fora de uso; que caiu em desuso; arcaico: costumes obsoletos. Que não está na moda ou não corresponde ao considerado moderno; ultrapassado, antiquado.

Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Se você tiver dúvidas,por exemplo: Nós vamos ao cinema ou no cinema ? E outros. Saiba que o certo é "Ir ao cinema".

Foi é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Deverá ser usado quando o sujeito for ele, ela, você: Foi ele.

A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô). A ... Foi feita ou fora feita? ; O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”). ; Como escreve: foram ou forão?

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido.

A flexão desse verbo no presente do indicativo se fixou também como registro aceito como padrão, tanto que são mais comuns as formas eu vou, ele/você vai, nós vamos e eles/vocês vão.

“Muitos de nós foi à festa”?; “Muitos de nós foram à festa”?; ou “Muitos de nós fomos à festa”? Pois bem, quando isso ocorrer, o verbo tanto poderá concordar na terceira pessoa do plural (“Muitos de nós foram à festa”) quanto com os pronomes “nós” ou “vós” (“Muitos de nós fomos à festa”).

O verbo ir é um verbo extremamente irregular que apresenta alterações tanto no radical como nas terminações, quando conjugado. Apresenta três radicais distintos: eu vou, eu fui, eu ia.

Continuar lendo Foi dito ou foi falado?