Foi dito ou foi falado?

Perguntado por: ccardoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O particípio passado do verbo falar é “falado”: eu tinha falado, eu havia falado. Queria acrescentar que, na frase que apresenta, se deve empregar o verbo dizer, e não o verbo falar: “Eu tinha dito que você não comesse o bolo.”

As duas formas quanto à utilização do verbo "ter" estão corretas. Quando utilizamos a expressão "tem-se", estamos nos referindo a algo no singular, enquanto que ao utilizar a expressão "têm-se", estamos nos referindo a alguma coisa no plural.

' indica um espanto – 'Eu tinha falo' equivale a dizer que a pessoa tinha o órgão sexual masculino e, certamente, se o tinha, 'jogou-o fora', por que não o tem mais! 'Falo', do Grego phallos, é 'pênis; representação do pênis em ereção, símbolo da força viril e da fecundação', como nos ensina um bom dicionário.

Não, não está. O particípio passado do verbo falar é “falado”: eu tinha falado, eu havia falado. Queria acrescentar que, na frase que apresenta, se deve empregar o verbo dizer, e não o verbo falar: “Eu tinha dito que você não comesse o bolo.”

Ou seja, só possui uma forma no particípio, que é “comprado”. Assim, não é correto dizer “eu tinha compro um carro”, pois “compro” não é particípio de “comprar”. O correto é: “Eu tinha comprado um carro”.

dito

  1. expressão que se diz; declaração verbal.
  2. palavra ou expressão, geralmente de carácter moral ou sentencioso, cujo uso se generalizou; máxima.
  3. mexerico; boato.

adjetivo Que se disse; mencionado, referido.

tenho dito
Fórmula com que se dá por concluído um discurso, um arrazoado, etc.

Têm deverá ser usado quando o sujeito for plural: eles têm; elas têm; vocês têm.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Devia e deveria são formas conjugadas do verbo dever na 1. ª e na 3.

O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.

“Chego” ou “chegado”? A resposta é “chegado”. Afinal, não existe particípio irregular para o verbo “chegar”. Portanto, usar o vocábulo “chego” em locuções verbais formadas pelos verbos “ter” ou “haver”, como em “tinha chego”, só se justifica em linguagem coloquial.

Falou vem do verbo falar. O mesmo que: comunicou, conversou, discursou, exprimiu, criticou, disse, revelou.

seguidores sou eu quem fala sou eu quem fala bem quando o sujeito foi o pronome relativo quem o verbo poderá concordar com o antecedente. ou com o próprio pronome. ficando na terceira pessoa. do singular assim gente fui eu quem pintei este quadro ou então fui eu quem pintou este quadro as duas formas estão corretas.