Foi às compras tem crase?

Perguntado por: rmonteiro9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A crase (`) serve para evitar a repetição da letra "a" nas situações em que precisamos utilizar o artigo definido a, ou os pronomes aquela, aquele e aquilo, junto com a preposição a. Exemplos: Vamos à praia? Fui às compras ontem.

Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas.

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.

Vamos às compras | Nova Escola.

A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Vamos tomar como exemplo a frase “preciso ir à loja”. Para ter certeza da existência da crase, substitua “loja” por “shopping”. Ela ficaria “preciso ir ao shopping”, então há crase! – Lembre-se de que a crase só é usada diante de palavras femininas.

Observe que o verbo ir requer a preposição a e o substantivo cidade pede o artigo a. 1. Preposição a + artigos a, as: Fui à feira ontem.

É usada a crase antes de palavras femininas; em expressões que indicam horas; antes de cidades, estados ou países: Vou à festa. A festa começa às 18h.

Sendo um substantivo masculino, é mais fácil verificar se há ou não contração entre a preposição a e o artigo definido o. Quando for correto escrever ao meio-dia, é porque ocorre crase na indicação da hora: Ele chegou ao meio-dia. Ele chegou às 15h.

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).

A crase aparece antes de palavras femininas
Observe a frase a seguir: Se bate a dúvida no exemplo “Os jovens foram à igreja”, substituímos a palavra “igreja” por um equivalente masculino, como “culto” (Os jovens foram ao culto). Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja.

comprar

  1. Presente. eu. compro. compras. compra. compramos. comprais. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. comprei. compraste. comprou. comprámos. comprastes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. comprava. compravas. comprava. comprávamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. comprara. compraras. comprara. compráramos. ...
  5. Futuro. eu. comprarei. comprarás. comprará compraremos.

A forma verbal vamos, indicativa da 1. ª pessoal do plural, exige que o pronome oblíquo esteja também na 1. ª pessoa do plural: nos. É obrigatório que haja concordância entre as diversas palavras que constituem uma frase.

O correto: “Estou viajando a trabalho.” A crase é uma junção da preposição “a” com o artigo definido “a”. Por isso, não deve ser usada antes de palavras masculinas.

03) Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas ocorre crase. Exemplos: à maneira de, à moda de, às custas de, à procura de, à espera de, à medida que, à proporção que...

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”.