Foi amor a primeira vista tem crase?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

1) Exemplos de locuções em que o acento indicativo de crase é de praxe: à espreita, à evidência, amor à primeira vista, andar à solta, assalto à mão armada, cortar à faca, cumprir o trato à risca, encontra-se à paisana, escreve à caneta, estou à disposição, ficar à vontade, modéstia à parte, viver à toa.

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

À toa, à vista, à disposição, à espera de, à mão, à medida que, às pressas, à tarde, às vezes, às voltas com, à vista disso, à vontade, dar à luz, etc. Não há crase antes de palavra em sentido genérico.

Disponível em 15 de setembro.

O amor à primeira vista é um sentimento momentâneo que muitas vezes as pessoas sentem certo desejo quando conhecem alguém, mas que essa pessoa não sente o mesmo. Isto é, existem paixões totalmente passageiras, uma pura aparência.

Quando falamos em à vista, com crase, falamos sobre algo que está aparente aos nossos olhos, ou método de pagamento de algo. Já quando é usado a vista, separado e sem crase, a frase deve se referir a um cenário ou mesmo ao olho em si, algo comum no interior do país, por exemplo.

A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.

Já à vista leva crase, porque todas as locuções formadas por palavras femininas devem ser craseadas. Ex: à direita, à moda, à vista. O acento grave aqui também tem a função semântica, de diferenciador de sentido.

Neste caso, ocorre a crase - a fusão - entre duas vogais: a preposição “a”, que sucede o verbo ir, se junta com artigo “a”, que antecede o substantivo feminino Bahia, ocorrendo o acento grave. O resultado é: “Você já foi à Bahia?” - o significa a mesma coisa que “Você já foi para a Bahia?”.

Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar. Cuba: não tem artigo (não se diz “a” Cuba ou “o” Cuba).

Ocorre crase: Antes de palavras femininas em construções frásicas com substantivos e adjetivos que pedem a preposição a e com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como: agradecer a, pedir a, dedicar a,… Aquele aluno nunca está atento à aula.

1. à primeira vista. Diz-se do que se vê superficialmente, pela primeira vez, considerando apenas aspectos superficiais. Foi amor á primeira vista.

Observe que o verbo ir requer a preposição a e o substantivo cidade pede o artigo a. 1. Preposição a + artigos a, as: Fui à feira ontem.

Como a crase é a contração da preposição a com o artigo feminino a, não se usa crase diante de palavras masculinas: a prazo, a pé, a cavalo, a lápis.

O amor à distancia não é impossível. Nem é necessariamente mais difícil ou mais fácil do que o amor vivido face-a-face. É, fundamentalmente, diferente daquele em que a presença física do outro é regular. Isto porque, de alguma forma, no amor à distancia simultaneamente temos e não temos o outro na nossa vida.

A paixão e o amor são sentimentos lindos, mas geralmente a baixa autoestima pode fazer com que a pessoa se apaixone por alguém que não tem muito contato ou mal conhece. O melhor é desenvolver a capacidade de gostar e cuidar de si mesmo para que qualquer relacionamento com o outro seja saudável e feliz.

Um em cada cinco homens declarou ter se apaixonado à primeira vista, contra apenas uma em 10 mulheres. O psicólogo Alexander Gordon, membro da Sociedade Britânica de Psicologia, disse ao jornal Daily Mail que eles tendem a levar em conta aspectos mais superficiais, como aparência, para serem "flechados".