Foi achado gelo na Lua?

Perguntado por: acurado6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A agência espacial americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira (20) que identificou regiões específicas nos polos da Lua que comprovam "definitivamente" a existência de gelo na superfície. "Nas partes mais escuras e frias dos polos da Lua, depósitos de gelo foram encontrados.

Trilhões de quilos de água estão espalhados pela Lua, presos em pequenas “gotas de vidro” que teriam sido formadas quando asteroides colidiram com a superfície da Lua, de acordo com uma nova pesquisa.

Enquanto estavam na superfície da Lua, os astronautas da missão Apollo 14 coletaram cerca de 23 kg de solo e rochas da superfície da Lua. Após o pouso e sua famosa frase, Armstrong descreveu o solo lunar como sendo formado por um pó bastante fino, escorregadio, depositado acima das rochas.

O responsável do programa aeroespacial Orion, da NASA, afirma que é possível ter humanos a viver na Lua "nesta década" assim que a segurança dos componentes da missão Artemis for comprovada. Os humanos poderão viver na Lua durante longos períodos de tempo ainda esta década.

Cientistas descobrem reservatório na Lua que pode conter 300 bilhões de toneladas de água.

A China anunciou, na última sexta-feira (9), que encontrou um novo mineral na Lua: chamado Changesite-(Y). É o primeiro descoberto no satélite natural da Terra pela China e o sexto pela humanidade, segundo a instituição China Atomic Energy Authority (CAEA).

Já na crosta lunar encontramos oxigênio, silício, magnésio, ferro, cálcio, alumínio e pequenas quantidades de titânio, urânio, tório, potássio e hidrogênio.

Na missão de 1969, o astronauta e piloto Michael Collins (1930-2021) ficou em órbita a bordo do módulo de comando, Columbia, enquanto seus ... Quem decolou da Lua foi o módulo lunar e mesmo assim ele deixou sua base de pouso lá, para ficar mais leve. A nave em si ficou em órbita da Lua.

Os grânulos de vidro são formados por minúsculos meteoritos que bombardeiam a superfície da Lua. O calor do impacto derrete o solo e as rochas na superfície lunar, que esfria em esferas de vidro redondas ao redor da largura de um fio de cabelo.

A ausência da atmosfera (camada de gás que envolve um planeta ou outro corpo celeste) é a causa responsável por não chover na Lua. Na verdade, o ar lá é muito tênue, quase inexistente.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Por enquanto, a agência espacial americana mantém o cronograma de tentar realizar essa missão de pouso na superfície da Lua ainda em 2025, mas é bem provável que escape para 2026 ou mesmo 2027.

O astronauta Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Ele foi até a Estação Espacial Internacional, a 350 km do solo, em março de 2006. Porém, até hoje, nenhum brasileiro pisou na Lua. Os primeiros homens a pisar em solo lunar foram Neil Armstrong e Edwin Aldrin, em 1969.

12 pessoas

Astronautas que pisaram na Lua
Depois de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, mais dez astronautas pisaram sobre a superfície lunar. Todos esses astronautas eram do programa Apollo, ou seja, ao todo, 12 pessoas já pisaram na superfície do nosso satélite natural.

Schultz destacou, em seu estudo, que as missões Apolo, realizadas décadas atrás, já haviam encontrado não apenas vestígios de prata, mas também ouro, na face da Lua voltada para a Terra. Mas a descoberta de prata na cratera Cabeus sugere que átomos de prata de toda a Lua migraram para os polos.

As montanhas lunares alcançam alturas entre 4.000 metros e 8.500 metros , aproximadamente, e podem ser encontradas isoladas ou em cadeias. Os mares correspondem às regiões mais escuras observadas na Lua. São, na verdade, regiões planas encontradas em sua superfície.