Foi a um ano ou há um ano?

Perguntado por: ialbuquerque3 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração. Exemplos: “Há um ano que não bebo cerveja.” “Voltei há um tempo.”

Há ou a na expressão de tempo. Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

A: A mãe foi a pé. Á: A água está fria. À: Hoje à noite iremos à praia. : quantos anos não te via!
...
Ocorre também quando o verbo haver indica tempo passado, sendo sinônimo de faz ou tem:

  1. quanto tempo!
  2. muitos anos que não te via.
  3. Estou esperando vinte minutos.
  4. Já sou veterinária quatro anos.

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.

A expressão correta é há anos. O uso do advérbio atrás é completamente redundante neste caso. O verbo haver, como verbo impessoal, é acompanhado por uma expressão de tempo que já indica tempo decorrido. Repare que não será correto dizer: decorreram anos atrás.

Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular. Há cerca de cinco anos, ingressei no mercado de trabalho.

Deve-se utilizar há vinte anos ou vinte anos atrás. A colocação na mesma frase do verbo haver e do advérbio atrás é considerada erro.

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás». Não é necessária qualquer palavra de reforço (atrás), embora hoje em dia seja comum a sua utilização.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Portanto, as duas formas estão corretas.

Note que, enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.

Quando há, portanto, indicação de tempo ainda não decorrido, é usada a preposição “a”. Já quando ocorre indicação de tempo passado o correto é usar “há”.

"" em português pode ser empregado como:

  • Verbo Impessoal, isto é, sem sujeito, assumindo a 3ª pessoa do singular: 1.1. ...
  • Artigo definido. ...
  • Noção de distância.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?